Mudanças entre as edições de "Instalação Unilab x Unilab"
(Etiqueta: visualeditor) |
(Etiqueta: visualeditor) |
||
Linha 132: | Linha 132: | ||
::: '''''NOTA:''''' ''Se o botão auto ficar ligado, não é necessário realizar nenhum passo pois ele importará os arquivos que se encontram na pasta automaticamente.'' | ::: '''''NOTA:''''' ''Se o botão auto ficar ligado, não é necessário realizar nenhum passo pois ele importará os arquivos que se encontram na pasta automaticamente.'' | ||
− | [[Categoria: | + | [[Categoria:Interfaceamentos]] |
Edição das 15h52min de 13 de junho de 2017
- Funcionamento do (Painel de Controle do Apoiado).
Instalação do Serviço de Apoio Interfaceamento Unilab x Unilab
- Etapas para a instalação e configuração do Unilab Apoiador
Configurando o Unilab
Gerador de modelos: Unilab Apoio
Gerador de resultado automático - GRAService: Gerador de resultados automáticos - GRAService
Configurações do Apoio
- Definir o Unilab como apoio
- Para definir o Unilab como laboratório de apoio é necessário alterar as configurações do sistema. Este procedimento é feito na tela de configuração do Unilab. O caminho para a configuração é:
- Menu Principal -> Cadastros -> Configurações
- Na tela de configurações selecione o botão Apoio. Nesta sessão ficará todas as opções referentes ao laboratório de apoio.
- A opção Ativar Unilab como Apoio deve estar marcada como Sim.
- Abaixo desta opção é possível configurar a pasta padrão para os arquivos de pedido recebidos pelo apoiado. O Unilab cria uma estrutura para armazenamento dos registros. A estrutura definida se baseia em uma pasta para leitura dos arquivo, uma pasta para armazenar os arquivos que foram importados com exito(/OK), uma pasta para armazenar os arquivos que por algum motivo não puderam ser importados(/COMERRO) e uma pasta para armazenar os arquivos temporários(/TEMP).
- Após a confirmação destas configurações será possível visualizar no menu a opção para a importação dos registros enviados pelo laboratório apoiado na tela de interfaceamento Unilab - Importação.
- Para definir o Unilab como laboratório de apoio é necessário alterar as configurações do sistema. Este procedimento é feito na tela de configuração do Unilab. O caminho para a configuração é:
- Definir o Unilab como apoio
- Configurando os exames que serão interfaceados
- Com a definição do Unilab como laboratório de Apoio no cadastro de exames será possível configurar para que o exame seja realizado para o laboratório de apoio. Para esta configuração entre no cadastro de exames e selecione o exame a ser configurado e vá até a opção Realiza p/ Apoiados
- Após configurada esta opção este exame entra para a lista de exames que são realizados para o laboratório de apoio e o arquivo de modelos de exame já poderá ser gerado com este registro.
- Configurando os exames que serão interfaceados
- Configurando o convênio como apoiado
- Para configurar o convênio click no botão 'Apoiado que está localizado na tela do cadastro de convênio.
- Ao Clicar nesta opção a seguinte tela aparecerá com as opções da configuração.
- A opção Laboratório Apoiado define que este convênio será um laboratório apoiado, possibilitando que o registro do convênio possa ser usado na importação dos exames. Quando está opção esta marcada as demais opções ficam habilitadas e a configuração das mesmas se faz necessária. A opção Apoiado usa Unilab é marcada quando o Laboratório Apoiado que está sendo configurado também usa o Unilab. A opção Posto de Coleta do Apoiado deve ser informada obrigatoriamente, é a identificação do posto de coleta onde o Apoiado entrega os materiais biológicos dos exames que serão realizados. Também temos a opção Gera novo número de amostra para os exames, se esta opção estiver marcada no ato da importação dos pedidos provenientes do laboratório apoiado, os números de amostra são gerados novamente no laboratório de apoio e os códigos que estão vindo do apoiado não são usados, com essa opção marcada o laboratório de apoio terá que re-etiquetar as amostras para identificação das mesmas na realização, caso a opção esteja marcada, habilita-se o campo Permite repetir amostras do apoiado com a função de ignorar a verificação da amostra recebida pelo apoiado, permitindo assim re-importar arquivos já lidos anteriormente e incluindo um novo pedido para cada solicitação. A opção Considera a data de entrega informada pelo apoiado ignorará a data de entrega do laboratório de apoio e assume a data de previsão recebida pelo apoiado. Na opção Importa exames como "Pendentes" o apoio ignorará a data de coleta informada pelo apoiado e assumirá que o proprio irá realizar a coleta dos materiais, esse recurso é utilizado quando a coleta é realizada no apoio. A opção Envia laudos para internet é utilizada para marcar os pedidos importados para que o apoio envie para a internet os laudos após sua liberação. As opções Importar pacientes e Importar médicos é utilizada para que todo paciente e médico importado através da interface seja cadastrado no Unilab do Apoio. Por fim o campo Apoiado, este de preenchimento obrigatório caso utilize as opções de importação de médico e paciente ativas, é utilizada para que quando seja cadastrado o paciente e/ou médico estes tenham descritos em seus cadastros que são provenientes do Apoiado especificado neste campo.
- Configurando o convênio como apoiado
- Com essas configurações definidas, o botão Apoiado no cadastro do convênio passa a ter a cor verde, informando assim que o convênio é um laboratório de Apoio.
- Caso o Apoio decida importar os pacientes e médicos do Apoiado, é necessário realizar o cadastro do apoiado para que seja associado o paciente e/ou médico no seu cadastro. O cadastro é simples e não requer nenhum dado adicional alem do nome.
Configurações do Apoiado
- Configurando o Laboratório
- Para configurar um Laboratório com o Padrão de interfaceamento Unilab é necessário ajustar três campos no cadastro do laboratório, Interfaceado, Padrão de Interface e Código no Lab. Apoio conforme mostra a imagem abaixo.
- O Campo Interfaceado deve ter o conteúdo igual a SIM, o campo Padrão de Interface deve ter seu conteúdo igual a UNILAB e o campo Código no Lab. Apoio deve conter o código de convênio no laboratório de apoio que seja correspondente ao laboratório apoiado que esta sendo configurado, este código é fornecido pelo laboratório de apoio.
- Configurando o Laboratório
- Importando exames de modelo
- Os Arquivos de modelo deverão ser solicitados ao laboratório de apoio, nestes arquivos contém a relação de exames que o laboratório de apoio executa e todas as suas configurações.
- Para importar os exames de modelo do laboratório de Apoio, entre no cadastro do Laboratório. Clique no botão arquivos e clique na opção Importar arquivos de Exame.
- Ao clicar neste botão estará disponível para o usuário a tela de seleção do arquivo. Nesta tela o usuário localiza o arquivo e clicando em abrir a importação dos modelos será realizada.
- Após o início da importação o usuário deverá aguardar até que o processo seja concluído.
- Pronto, agora já podemos configurar os exames.
- Importando exames de modelo
- Configurando os exames
- Para configurar um exame primeiro é definido o laboratório de apoio que fará o interfaceamento deste exame. No nosso caso estamos configurando um interfaceamento com o padrão Unilab. Então é selecionado um Laboratório com este padrão.
- O próximo passo é definir qual exame no laboratório de apoio representa o exame que está sendo configurado. Quando encontramos este exame existem três formas de seleção que podem ser usadas na configuração do exame: [F2] Retorna mnemônico do exame, [CTRL + F2] Substitui dados da aba geral e [SHIFT + CTRL + F2] Substitui dados da aba geral e as configurações.
- A opção [F2] Retorna mnemônico do exame somente retorna o Mnemônico para a tela do cadastro de exames.
- A opção [CTRL + F2] Substitui dados da aba geral retorna para a tela do cadastro de exames os campos: Nome do Exame, Método do Exame, Prazo de Entrega do Exame, Agrupamento de Amostra, Volume Recomendável, Conservação, Tempo de Jejum, Instruções para o Paciente
- A opção [SHIFT + CTRL + F2] Substitui dados da aba geral e as configurações Além de fazer a mesma coisa que o [CTRL + F2] também traz a configuração dos laudos do exame, deixando idênticos aos laudos do Laboratório de Apoio.
- Após a seleção do exame é necessário ativar o interfaceamento.
- Para finalizar basta confirmar as alterações do Exame.
- Configurando os exames
Apoiado - Solicitação e Retorno de exames ao Apoio
Envio
Após todo as configurações do laboratório de apoio prontas (passos descritos acima na sessão Apoiado), Após incluir pedidos de exames com exames que serão realizados para o lab. de apoio que utiliza o Unilab, o usuario deverá ir ao menu: Movimentação > Interfaceamento > Laboratório de Apoio, irá carregar a tela de interfaceamento com laboratório de apoio:
Para geração de arquivo de solicitação de exames, deverá selecionar o laboratório especifico no campo Lab. de Apoio, clicar no botão Inclui, carregará então a tela de Inclusão de Lote, onde será possível selecionar as amostras desejadas a serem enviadas para o respectivo laboratório de apoio.
Após as seleção das amostras, basta confirmar a tela. De volta a tela de Interfaceamento com La. de Apoio, deve-se então selecionar o lote que foi gerado e clicar no botão Gerar Arq., O sistema gerará um arquivo após essa ação, para localiza-lo bastá clicar com o botão direito no lote e clicar na opção abrir pasta.
Este arquivo gerado deverá ser enviado ao Lab. de Apoio para a realização dos exames no mesmo e futuramente ser devolvido os resultados dos exames solicitados.
Retorno
Após a realização dos exames no apoio, será devolvido o arquivo de resultados para que possa ser importado no sistema do Apoiado, para realizar a importação, basta abrir a tela de interfaceamento com Lab. de Apoio, selecionar o Lab. de Apoio no campo Lab. de Apoio clicar no botão Resultado, abrirá então uma tela para localização do arquivo que foi recebido do lab. de apoio, após localizar e selecionar o arquivo basta clicar em Abrir. O Unilab iniciará a leitura do arquivo e ao final apresentará o relatório de importação para informar quais exames foram importados. Caso ocorra algum erro durante a importação, será também apresentado no relatório. O botão Todos terá a mesma função do botão resultado, no entanto, irá importar todos os arquivos de um vez bastando selecionar a pastas onde os arquivos se encontram. img tela de importação e relatorio
Apoio - Importação de arquivos de solicitação e devolução dos resultados
Para realizar importação dos pedidos dos laboratórios apoiados basta que se vá ao menu Movimentação > Interfaceamento > Laboratórios Apoiados onde apresentará a seguinte tela:
1 | Importar - Importa os arquivos listados abaixo. |
2 | Auto - Um recurso para automatizar todo o processo, realizará todo o processo de leitura dos arquivos que entrarem na pasta de pedidos em um intervalo de tempo definido pelo usuário. |
3 | Do arquivo - Utilizado para importar arquivos que não se localizam na pasta padrão de arquivos de pedidos. será aberto uma tela que possibilita a navegação no computador para a localização do arquivo. |
4 | Cancelar - Cancela o lote importado. |
5 | Lote - Abre um relatório dos exames importados no lote selecionado. |
6 | Pendência - Abre um relatório onde é possível verificar a situação/status dos exames do lote selecionado. |
7 | Erros - Abre uma nova tela dos lotes que não foram importados ocasionados por erros. |
- Quando o Lab. Apoiado enviar os arquivos de pedidos, estes deverão ser colocadas na pasta padrão de resultados configurada em cadastros > Configurações > Aba Apoio, O unilab automaticamente listará o arquivo na tela de Interfaceamento Unilab - Importação, bastando clicar no botão importar para que o lote se transforme em pedido no Unilab.
- Após a Liberação do exame o Gerador automático de Resultados (GRAService) irá gerar os arquivos de resultados na pasta definida em suas configurações, já sendo possível seu envio para o Lab. Apoiado.
- NOTA: Se o botão auto ficar ligado, não é necessário realizar nenhum passo pois ele importará os arquivos que se encontram na pasta automaticamente.