Mudanças entre as edições de "Tratamento de Arquivo do Álvaro"

De UniWiki
Ir para: navegação, pesquisa
(6.04.000)
 
(3 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 61: Linha 61:
  
 
'''Após alterar a extensão para .txt, abrir o arquivo e localizar todos os exames que tem o campo “NÚMERO DA CADEIA DE CUSTÓDIA” e alterar de "TOXCAP; NÚMERO DA CADEIA DE CUSTÓDIA;" para "TOXCAP; cadeia;".  Assim como para os exames “TOXCB e TOXCON”.'''
 
'''Após alterar a extensão para .txt, abrir o arquivo e localizar todos os exames que tem o campo “NÚMERO DA CADEIA DE CUSTÓDIA” e alterar de "TOXCAP; NÚMERO DA CADEIA DE CUSTÓDIA;" para "TOXCAP; cadeia;".  Assim como para os exames “TOXCB e TOXCON”.'''
 +
 +
=ALVARO_TAB_MATBIO_POSSIVEIS.txt (Necessário após 6.04.000)=
 +
No arquivo Tabela_de_Criticas.xlsx, abra-o. Esse arquivo terá 6 abas
 +
(Exames, Linhas de Resultado, Materiais, Dados, Materiais possiveis e Uniware).
 +
A aba '''MATERIAIS POSSIVEIS''' deve ser salva no formato.csv (Salvar como), marque a opção de "Editar configurações do filtro", clique na opção "Use Texto CSV Format", e em
 +
delimitador de campo colocar ";" (Ponto e Virgula) com o nome ALVARO_TAB_MATBIO_POSSIVEIS.csv, depois de salvar alterar a extensão do arquivo para .txt:
 +
ALVARO_TAB_MATBIO_POSSIVEIS.txt
 +
 +
'''Arquivo necessário apenas se o tratamento dos arquivos seja feito MANUALMENTE. (Verificar tópico 6.04.000)'''
  
 
=Alvaro.xml=
 
=Alvaro.xml=
Linha 78: Linha 87:
 
=6.04.000=
 
=6.04.000=
 
Na versão 6.04.000 foi implementado a função de tratamento automático dos arquivos via Unilab, precisando apenas da tabela de critica em formato "XLS" e do arquivo "Alvaro.XML".
 
Na versão 6.04.000 foi implementado a função de tratamento automático dos arquivos via Unilab, precisando apenas da tabela de critica em formato "XLS" e do arquivo "Alvaro.XML".
Para isso pegar o arquivo "TrataArquivosAlvaro.7z" encontrado em "\\uniware-files1\distribuicao\UnilabVersoes\VersaoAtual\TrataArquivosAlvaro.7z" ou no FTP e extrair dentro da "uniwarew\unilabw", com isso no momento da importação vai pedir os dois arquivos antes mencionados.
+
Para isso pegar o arquivo "TrataArquivosAlvaro.7z" encontrado em "\\uniware-files1\distribuicao-r\UnilabVersoes\VersaoAtual\TrataArquivosAlvaro.7z" ou no FTP e extrair dentro da "uniwarew\unilabw", com isso no momento da importação vai pedir os dois arquivos antes mencionados.
  
 
O único tratamento será converter o arquivo de tabela de XLSX para XLS.
 
O único tratamento será converter o arquivo de tabela de XLSX para XLS.
  
== Tratamento dos arquivos automáticos. ==
+
= Tratamento dos arquivos automáticos. (Funciona apenas até a versão 6.03.005) =
 
Foi criado um programa em Java para fazer o tratamento dos arquivos automaticamente.
 
Foi criado um programa em Java para fazer o tratamento dos arquivos automaticamente.
  

Edição atual tal como às 12h16min de 10 de setembro de 2020


Tratamento dos arquivos de críticas do apoio Álvaro

A tabela de exames/variáveis/informações adicionais, enfim, toda a regra de interfaceamento do Álvaro precisa ser ajustado antes para que possa ser importado na base de um cliente.

A tabela é anexada em (Windows): \\uniware-files1\suporte\_Instalacao_UNILAB\Uniwarew\Unilabw\Apoio\defs\Alvaro

(Linux): smb://svw-uniware2/suporte/_Instalacao_UNILAB/Uniwarew/Unilabw/Apoio/defs/Alvaro

ALVAROEXAM.csv

Para configurar os arquivos do Álvaro no LibreOffice é necessário fazer alguns ajustes antes no arquivo "Tabela_de_Critica.xlsx".

  • Abra o arquivo e sem fazer nenhuma alteração clique em "Salvar Como", e selecione o

formato "Texto CSV", marque a opção de "Editar configurações do filtro".

SalvararqAlv.JPG

Escolha a opção "Use Texto CSV Format".

Utilizar FormCSV.JPG

E em "Delimitador de Campo", selecione ";" (Ponto e virgula).

PontoVirg.JPG

Então salve o arquivo dentro do \\uniware-files1\suporte\_Instalacao_UNILAB\Uniwarew\Unilabw\Apoio\defs\Alvaro

  • Após isso, abra o arquivo que acabou de salvar, irá aparecer a janela de configuração do LibreOffice "Importação de Texto" e localize a coluna referente a data da

vigência dos exames (Data da Ultima Alteração", então clique na coluna e em "Tipo de Coluna" que é uma opção que se encontra também na janela, selecione "Data (DMA)", lembre-se de desmarcar as opções de "Tabulação" e de "Vírgula", deixando marcada apenas "Ponto-e-vírgula" (na imagem abaixo mostra estas opções citadas) e clique "Ok".

ColunaLibreDT.png

Ao abrir o arquivo, selecione toda a coluna da data referente ao exame, clique com o botão direito e em seguida "Formatar Células", selecione "Data" e em "Código do Formato", coloque o seguinte código: DD/MM/AAAA HH:MM e clique em "Ok"

CodFormatoDT.JPG

Feito isso, utilize esse arquivo para continuar o roteiro, não o original.

Ainda no arquivo "Tabela_de_Critica" ajustado, verifique se há alguma coluna na frente da coluna "Eh Complementar” (Deve ser a ultima coluna). Se existir, uma ou mais colunas a frente deverá ser excluídas, mas NÃO exclua a coluna "Eh Complementar". O arquivo deverá ser salvo no formato .csv, marque a opção de "Editar configurações do filtro", clique na opção "Use Texto CSV Format", e em delimitador de campo colocar ";" (Ponto e Virgula) com o nome ALVAROEXAM.csv

ALVARO_TAB_MATBIO.txt

Na segunda planilha que o Álvaro nos enviou chamada "críticas", abra-o. Esse arquivo terá 4 abas (Exames, Linhas de Resultado, Materiais, Dados e Materiais possiveis). A aba MATERIAIS deve ser salva no formato.csv (Salvar como), marque a opção de "Editar configurações do filtro", clique na opção "Use Texto CSV Format", e em delimitador de campo colocar ";" (Ponto e Virgula) com o nome ALVARO_TAB_MATBIO.csv, depois de salvar alterar a extensão do arquivo para .txt: ALVARO_TAB_MATBIO.txt

ALVARO_TAB_INFOAD.txt

Ainda na planilha "críticas" que contém as 4 abas (Exames, Linhas de Resultado, Materiais, Dados e Materiais possiveis). A aba Dados Obrigatórios deve ser salvo no formato.csv (Salvar como), marque a opção de "Editar configurações do filtro", clique na opção "Use Texto CSV Format", e em delimitador de campo colocar ";" (Ponto e Virgula) com o nome ALVARO_TAB_INFOAD.csv. Depois de salvar alterar a extensão do arquivo para .txt: ALVARO_TAB_INFOAD.txt

ATENÇÃO:

Após alterar a extensão para .txt, abrir o arquivo e localizar todos os exames que tem o campo “Número de leucócitos”  e alterar de "CCCT;Número de leucócitos;" para "CCCT;leucócitos;".

Após alterar a extensão para .txt, abrir o arquivo e localizar todos os exames que tem o campo “NÚMERO DA CADEIA DE CUSTÓDIA” e alterar de "TOXCAP; NÚMERO DA CADEIA DE CUSTÓDIA;" para "TOXCAP; cadeia;".  Assim como para os exames “TOXCB e TOXCON”.

ALVARO_TAB_MATBIO_POSSIVEIS.txt (Necessário após 6.04.000)

No arquivo Tabela_de_Criticas.xlsx, abra-o. Esse arquivo terá 6 abas (Exames, Linhas de Resultado, Materiais, Dados, Materiais possiveis e Uniware). A aba MATERIAIS POSSIVEIS deve ser salva no formato.csv (Salvar como), marque a opção de "Editar configurações do filtro", clique na opção "Use Texto CSV Format", e em delimitador de campo colocar ";" (Ponto e Virgula) com o nome ALVARO_TAB_MATBIO_POSSIVEIS.csv, depois de salvar alterar a extensão do arquivo para .txt: ALVARO_TAB_MATBIO_POSSIVEIS.txt

Arquivo necessário apenas se o tratamento dos arquivos seja feito MANUALMENTE. (Verificar tópico 6.04.000)

Alvaro.xml

Se o cliente não utilizar mais o Alvaro Online e sim o AOL 2.0, o arquivo Alvaro.xml é baixado pelo site ( https://alvaroapoio.com.br/ ) e pedir para o cliente acessar com ID e senha, após isso clicar em "Downloads" para fazer o download do documento (Arquivo de crítica no formato XML)

Arquivo alvaro2.jpg


Obs: este arquivo pode vir em um formato diferente, neste caso tem que se abrir o mesmo e alterar a tag: encoding para "ISO-8859-1" (sem as aspas);

Obs2: Ao clicar para baixar o "Arquivo de critica no formato XML" muito provavelmente ele não vai ser baixado e sim visualizado no navegador, para salvar-lo, basta clicar com o botão direito no site (que abrir) e clicar em "Salvar como...", selecionar o formato XML e o local onde deseja salvar. (Não esquecer de renomear o arquivo para Alvaro.xml)

3.03.001

Na versão 3.03.001 foi refeito a interface com o laboratório Álvaro, onde agora dentre as principais modificações estão a importação de valores de referência e método no laudo. Caso cliente esteja nesta versão, ou superior a ela, precisará de um 4ª arquivo que não precisa de tratamento, o mesmo está correto. Se encontra em: \\svw-uniware2\SUPORTE\_Instalacao_UNILAB\Uniwarew\Unilabw\Apoio\defs\Alvaro\Alvaro.xml. Este deve ser levado junto aos outros 3 para a máquina da cliente quando for ativar interface ou atualizar os arquivos do mesmo.

6.04.000

Na versão 6.04.000 foi implementado a função de tratamento automático dos arquivos via Unilab, precisando apenas da tabela de critica em formato "XLS" e do arquivo "Alvaro.XML". Para isso pegar o arquivo "TrataArquivosAlvaro.7z" encontrado em "\\uniware-files1\distribuicao-r\UnilabVersoes\VersaoAtual\TrataArquivosAlvaro.7z" ou no FTP e extrair dentro da "uniwarew\unilabw", com isso no momento da importação vai pedir os dois arquivos antes mencionados.

O único tratamento será converter o arquivo de tabela de XLSX para XLS.

Tratamento dos arquivos automáticos. (Funciona apenas até a versão 6.03.005)

Foi criado um programa em Java para fazer o tratamento dos arquivos automaticamente.

Para isso basta acessar "\\carlos\Transf\Alvaro" (temporariamente) e pegar o arquivo "Tratamento arquivo Alvaro.7z"

Dentro desse arquivo contém os seguintes arquivos:

Alvaro.Jar / Tratar Arquivos.exe / JavaSetup8u201.exe Primeiramente instale o JavaSetup8u201.exe o executando (caso não ainda não o tenha instalado) Após isso coloque os outros dois arquivos em uma pasta juntos e execute o "Tratar Arquivos.exe"

Programa tratar arquivo Alvaro.png

Antes porém precisamos converter o arquivo Tabela_de_Critica.xlsx para Tabela_de_Critica.xls.

  1. Abrir o Tabela_de_Critica.xlsx e clicar em "Salvar como..." e selecionar o formato XLS.
  2. Agora com o arquivo no formato correto, basta selecionar o arquivo "Tabela_de_Critica.xls" clicando nos três pontos.
  3. Após selecionado clique em "Tratar".
  4. Ao clicar vai ser criado uma pasta "C:\ArquivosTratados\Alvaro" onde estará localizado os três arquivos tratados.

PALAVRAS CHAVES: Tratamento, TRATAMENTO, tratamento, Arquivo, ARQUIVO, arquivo, Alvaro, ALVARO, alvaro, Álvaro, ÁLVARO, álvaro, críticas, crítica, criticas, critica, uniware, Uniware, tab, TAB, interfaceamento, INTERFACE, Tabela, TABELA, tabela, TABELAS, tabelas, Tabelas, AJUSTES, ajustes, AJUSTE, ajuste, Ajuste, Ajustes, apoio, APOIO, Apoio, configuração, libreoffice, Libre, LIBRE, LIBREOFFICE, LibreOffice, office, OFFICE, tabulação, TABULAÇÃO, Tabulação, tabulacao, tabulaçao.