Mudanças entre as edições de "Interfaceamento com Reação"

De UniWiki
Ir para: navegação, pesquisa
(Cadastro de exames)
(Na aba configuração:)
Linha 47: Linha 47:
 
===Na aba configuração:===
 
===Na aba configuração:===
  
Os exames devem ser configurados conforme a configuração do exame no Reação. Será necessária também a correta configuração das variáveis de interfaceamento para cada exame. Esta configuração é disponibilizada apenas no arquivo de Equivalência fornecido pelo Reação. Como o Reação não disponibiliza nenhuma lista que possa ser importada para o Unilab, então o botão “Lista de Variáveis (F3)” não pode ser utilizado para exames do Reação.
+
Os exames devem ser configurados conforme a configuração do exame no Reação. O botão “Lista de Variáveis (F3)” pode ser utilizado para auxiliar a configuração.
 
 
O Laboratório Reação NÃO executa exames configurados como amostra adicional. Caso seja necessário deverá ser configurado um exame para cada amostra.
 
 
 
No Reação não é aceito um exame repetido em um mesmo pedido.
 
  
 
===Interfaceamento===
 
===Interfaceamento===

Edição das 10h51min de 23 de junho de 2012

Contato no Laboratório Reação

Jacdir Pereira
informatica@laboratorioreacao.com.br (48)3279-0600 (48)8404-1736 http://www.laboratorioreacao.com.br/

Ovídio
Bit lab - Software House responsável pelo sistema do reação (48)3028-5009

Pré-requisitos

  • Cada local físico que atende pacientes deve ter pelo menos uma etiquetadora.
  • O interfaceamento será liberado no Unilab pela Uniware mediante pagamento.
  • O laboratório apoiado deve ter negociado com o Reação quais exames serão interfaceados e seus valores.
  • Solicitar ao Reação seu código e convênio no Reação.
  • Possuir login e senha de conveniado para o site do Reação.
  • Solicitar ao Reação o arquivo de exames.

Configurações no Unilab

Etiqueta de MTBI

O Apoiado vai usar mesmo contador de número de amostra do unilab, imprimir etiqueta do Unilab e quando enviar arquivo de solicitação de exames para apoio, o software do apoio vai emitir etiquetas deles para reetiquetar as amostras.

O Agrupamento de amostra será feito pelo código do material biológico no Reação. De acordo com o arquivo de exames enviado por eles.

Cadastro do laboratório

Em cadastros > Laboratórios, incluir um novo laboratório ou alterar o cadastro do Reação se já existir, configurando os seguintes parâmetros:

  • Interfaceado: SIM
  • Padrão de Interface: Lab. Reação
  • Código no Lab. Apoio: Informar o seu código no Reação. (fornecido pelo Reação)
  • Convênio: Informar o convênio do apoiado no Reação.(fornecido pelo Reação)
  • Para maior segurança o apoiado pode usar a opção “Liberar resultados importados pela interface.” Desmarcando-a os exames serão importados do Reação com status de digitado ficando sob a responsabilidade do apoiado conferir e liberar os resultados.
  • Ao confirmar o cadastro será necessário solicitar à Uniware a chave de liberação do interfaceamento, que será liberada pelo financeiro da Uniware mediante pagamento.

Cadastro de exames

Em cadastros > exames > exames, selecionar o exame que se quer interfacear e alterá-lo, ou se o exame não está cadastrado, cadastrá-lo.

No campo Laboratório de apoio, informar o laboratório Reação.

No cadastro de exames, nos campos “Cód. Exam. (F2)” - com F2, selecionar o exame no reação, ele já vai preencher automaticamente os campos "Mat. Padrão", "vigência" e "agrupamento de amostra".

Estes códigos obrigatoriamente deverão ser códigos constantes no arquivo de modelo de exames que foi importado.

Quando são informados o mnemônico do exame, o Mat. Padrão e “Sim” no campo “Int. Ativo”, então, o exame ficará marcado como ativado no dia de hoje e por segurança, só serão incluídos em lotes de interfaceamento os exames que forem incluídos em um pedido um dia depois do dia em que o interfaceamento do exame foi ativado.

Na aba configuração:

Os exames devem ser configurados conforme a configuração do exame no Reação. O botão “Lista de Variáveis (F3)” pode ser utilizado para auxiliar a configuração.

Interfaceamento

Envio

Depois de tudo configurado, e os pedidos com exames para interfacear cadastrados, o lote de exames para envio ao Reação deve ser gerado em Movimentação > Interfaceamento > Laboratório. Selecione o Lab. Reação e clique em incluir, desmarque os exames que não deseja enviar, confirme e depois clique em “Gerar Arq.”

Observações:

  • O arquivo só poderá ser gerado se a interface estiver autorizada pela uniware.

As informações que são enviadas para o Reação no arquivo de envio são:

  • Código do laboratório no apoio
  • Código do convênio no apoio
  • Numero do lote
  • Data da geração do lote
  • Número do pedido no Unilab.
  • Data do pedido
  • Observação do pedido e Observação Técnica
  • Dados do paciente: Código, Nome, sexo, idade, data de nascimento
  • Dados do médico solicitante: Código, CRC, Nome
  • Mnemônico do exame no Reação, código do e nome do material biológico e número da amostra

No site http://www.laboratorioreacao.com.br/ clique em “Requisições de exames” utilize-se de seu login e senha fornecidos pelo Reação para acessar a área. Posteriormente clique em importar requisições>escolher arquivo selecionando o arquivo gerado pelo Unilab e clique em “Importar”.


Retorno

No site http://www.laboratorioreacao.com.br/ clique em “Requisições de exames” clique em “Arquivos de resultados” ali se encontra os arquivos de resultados fornecidos pelo apoio clique sobre o arquivo desejado iniciando assim o download do arquivo.

Com o arquivo em mãos, em Movimentação > Interfaceamento > Laboratório. Selecione o Lab. Reação e clique em “Resultado”, selecionar o arquivo de retorno e clicar em OK.

Na importação do retorno do Reação várias verificações são feitas para garantir a integridade do resultado importado pela interface. Se algum resultado enviado pelo Reação tem alguma divergência com as informações configuradas no Unilab, o resultado divergente não é importado e a causa é relatada no final da importação.