Mudanças entre as edições de "U2U - Unilab x Unilab"

De UniWiki
Ir para: navegação, pesquisa
(GRA)
(Etiqueta: visualeditor-switched)
Linha 1: Linha 1:
 +
[[Categoria:Suporte]]
 +
[[Categoria:Implantação]]
 
== O que é o U2U? ==
 
== O que é o U2U? ==
 
A interface Unilab x Unilab é a necessidade de dois clientes que utilizam o sistema Unilab serem Apoio e Apoiado um do outro.
 
A interface Unilab x Unilab é a necessidade de dois clientes que utilizam o sistema Unilab serem Apoio e Apoiado um do outro.

Edição das 11h07min de 13 de junho de 2018

O que é o U2U?

A interface Unilab x Unilab é a necessidade de dois clientes que utilizam o sistema Unilab serem Apoio e Apoiado um do outro.

É um interfaceamento entre dois sistemas Unilab, dinâmica entre Apoio e Apoiado, em que o Apoiado envia os pedidos de exames para o Apoio para que ele realize os exames e retorne o resultado ao Apoiado.

 OBS: Em alguns casos pode ser utilizado o Unilab como Apoio utilizando U2U, porém o apoiado envia os arquivos de pedidos em um padrão diferente e para isto se faz necessário o sistema de Uconvert

Unilab Apoio

  • Em Cadastro > Configurações > Apoio marcar "sim" em "Ativa Unilab como Apoio"
  • Configurar a pasta que o Apoio recebera os arquivos de pedidos do Apoiado (Utilizar o padrão, Exemplo: "D:\Rede_Unilab\Apoio\")
     * OBS: Este caminho deve sempre terminar em "\"
Apoio.png


  • Ir em "Cadastros > Convênio > Apoiado", pressionar o" Inclui" para registrar o Laboratório Apoiado
  • O cadastro é bem simples, sendo preciso apenas preencher uma descrição com o nome do Apoiado
Apoiado.png


  • Após inclusão do Laboratório Apoiado, é necessário incluir um convênio e configura-lo para receber os pedidos do Apoiado, em "Cadastros > Convênios > Convênio"
Convênio2.png


  • Após terminar o cadastro do convênio, ainda na tela de cadastro do mesmo, clicar no botão "Apoiado" e configurar a interface


ConfApoiado.png

**Significados:

* Laboratório Apoiado - Opção que defini este convênio como um Laboratório Apoiado.

* Apoiado utiliza Unilab - Opção marcada caso o Laboratório Apoiado também utilize o Unilab.

* Gera novo número de amostra para os exames = Se esta opção estiver marcada no ato da importação dos pedidos provenientes do laboratório Apoiado, os números de amostra são gerados novamente no laboratório de Apoio e os códigos que estão vindo do Apoiado não serão usados, com essa opção marcada o laboratório de apoio terá que re-etiquetar as amostras para identificar as amostras.

* Permite repetir amostras do apoiado - Permite re-importar arquivos já lidos anteriormente e incluindo um novo pedido para cada solicitação enviada pelo Apoiado(Esta opção só é ativa com a opção Gera novo número de amostra para os exames Ativa).

* Considera a data de entrega informado pelo apoiado - Com esta opção marcada os pedidos passam a ignorar a previsão de entrega do laboratório de Apoio e passa a utilizar a previsão do Apoiado.

* Importa exames como "Pendentes" - Ao importar o pedido, o Apoio ignora a data de coleta informada pelo Apoiado e importa os exames do Apoiado com Status MTBI Não Coletado ou "Pendente"

* Envia laudos para internet - Opção marcada caso o laboratório de Apoio deseje enviar os pedidos do Apoiado para a internet.

* Importa Pacientes - Importa os pacientes do Apoiado.

* Importa Médicos - Importa os médicos do Apoiado.

**O campo Posto de coleta do Apoiado identifica o posto de coleta que será utilizado para receber os pedidos do Apoiado, o campo Apoiado é preenchido para que quando esteja ativo as opções Importa Pacientes e Importa médicos dentro do cadastro dos pacientes\médicos importados seja preenchido e identificado de qual Apoiado é proveniente este cadastro.
**É necessário o preenchimento destes dois campos!!
  • Após configurado o ícone ficará verde, como o exemplo abaixo:
ApoiadoAtivo.png

Unilab_Apoio

Para iniciar a estrutura dos serviços necessários para o processo do U2U, será preciso primeiro criar a estrutura de pastas , dentro da Rede_Unilab criar a pasta Apoio, dentro da pasta Apoio criar as pastas Apoiados e Servicos, com a estrutura pronta será feita a instalação do Unilab_Apoio, que será o serviço necessário para que seja gerado os arquivos de modelos de exames que o Apoio realizara para o Apoiado.

  • Fazer o download do instalador do Unilab_Apoio dentro do FTP.
  • Extrair o conteúdo do arquivo baixado dentro da pasta D:Rede_Unilab\Apoio\Servicos\Unilab_Apoio
  • Copiar o arquivo "libmysql41" localizado dentro da "Uniwarew" para dentro da pasta do "Unilab_Apoio"

Dentro da pasta juntamente ao executável, há o arquivo Unilab_Apoio.stt que precisa ser configurado, criptografando o nome do banco e o Hostname\Ip da maquina onde ele se encontra, para isto será necessário o arquivo "PHP_Teste" localizado dentro do FTP.

  • Baixar o arquivo PHP_Teste do FTP, criar uma pasta para ele dentro da estrutura (Exemplo: D:Rede_Unilab\Apoio\Servicos\PHP)
  • Executar o arquivo, dentro do PHP, ir na aba Cripto e selecionar a opção Codificar
  • No primeiro campo digitar o Hostname\Ip da maquina e clicar em Executar, no segundo campo irá aparecer o Hostname digitado criptografado
PHP.png


  • Abrir o arquivo Unilab_Apoio.stt e colocar o Codigo Criptografado dentro do campo dbhost, executar o mesmo processo com o Nome do banco e colocar o codigo criptografado em dbname
  • Criar a pasta Modelos dentro de Servicos e dentro da pasta Modelos, a pasta Bkp. Após isto, dentro do arquivo Unilab_Apoio.stt, colocar o caminho da pasta Modelos dentro do campo folderModelos e o caminho da pasta Bkp dentro do campo folderBackup
Folder.png


  • Criar um atalho do executável Unilab_Apoio dentro da pasta, adicionar o parâmetro "-install" ao caminho do atalho e executa-lo como administrador

GRA

Nesta parte será necessário configurar o GRA (Gerador de Resultados Automaticos), responsável por monitorar os pedidos que forem sendo liberados e gerar os arquivos de resultados para serem enviados ao Apoiado.

  • Fazer o download do instalador do GRAService dentro do FTP.
  • Extrair o conteúdo do arquivo baixado dentro da pasta D:Rede_Unilab\Apoio\Servicos\GRA
  • Dentro da pasta Uniwarew copiar os arquivos libmysql41 e unilabw.ini para a pasta do GRA e renomear o .Ini copiado de unilabw.ini para GRAService.ini.
  • Criar um atalho do executável GRAService dentro da pasta, adicionar o parâmetro "-install" ao caminho do atalho e executa-lo como administrador
  • Alterar o arquivo GRAService.ini e adicionar o trecho abaixo:
[APOIADOS]
PathArquivosDeRetorno=D:\rede_unilab\Uniwarew\Apoio\APOIADOS\RES
Intervalo=01

count=1
codigo1=0004
ModoPedido1=1
GRA2.png


  • Ainda dentro do .Ini deve ser configurado o campo PathArquivosDeRetorno com o caminho que será gerado os arquivos de resultado (Como padrão é configurado o caminho: D:\Rede_Unilab\Apoio\Apoiados\RES, caso o caminho não exista, será necessário criar as pastas)
  • No campo codigo1 será configurado o codigo do convênio criado para importar os pedidos do Apoiado(Caso o cliente tenha mais de um apoiado é criado a linha codigo2, codigo3, etc. e alterado o campo count para o número de Apoiados deste Apoio)
  • No campo ModoPedido deve ser definido o valor 0 ou 1, onde 0 ativa o modo "Parcial" de resultados, gerando arquivos de resultados para os exames assim que estiverem liberados e 1 ativa o modo "Completo" gerando arquivos de resultado somente quando todos os exames do pedido estiverem liberados.
  • Acessar a pagina de serviços do windows (services.msc) e configurar o Tipo de Inicialização do serviço do GRA para Automatico com atraso na inicialização

Configuração de exames no Apoio

Agora com os serviços instalados é necessário que o cliente faça a configuração dos exames que serão realizados para o Apoiado, para isto é necessário marcar o campo Realizado p/ apoiado dentro da configuração de exame (Cadastros > Exames > Exame).

Exame2.png

Dentro da aba Configuração no campo de resultado, na opção Variável p/ Laudo é definido o nome da variável que será enviado para o Apoiado e que o mesmo deverá configurar em seus laudos para que seja importado o resultado, normalmente é indicado colocar um nome de variável condizente com o exame para que o Apoiado tenha mais facilidade na hora de configurar seus exames. Ainda nesta tela é possível configurar também para que seja enviado ao Apoiado outras informações, tais como Valor de Referência, Descrição e Unidade, para isto é necessário alterar o campo que deseja enviar e na opção Referente à Variável adicionar o nome da Variável de Resultado definido anteriormente.

Exame3.png


Exame4.png

Após estas configurações o Serviço do Unilab_Apoio irá gerar os arquivos de modelo, sempre que houver uma alteração de laudo, dentro da pasta unilab localizado no caminho definido dentro do .ini do mesmo (Como padrão o caminho é: D:\Rede_Unilab\Apoio\Servicos\Modelos\unilab).

Unilab Apoiado

Dentro do sistema Unilab do Apoiado, será preciso adicionar o Laboratório Apoiado em Cadastros > Laboratórios clicando em Inclui. Dentro destas confgiurações é necessário definir o Nome para este laboratório de Apoio, marcar a opção Interfaceado como Sim e o Padrão de Interface como Sistema Unilab. Na opção Código no Lab. Apoio é inserido o código do convênio criado dentro do sistema do Apoio para importar os arquivos do Apoiado.

ApoioC.png


Após Confirmar está configuração será solicitado a chave de ativação da interface U2U que deve ser verificada com o setor Comércial.

  • Alterar o cadastro do "Laboratório de Apoio" criada, ir na aba Arquivos, clicar na opção Importar arquivo de exames e selecionar o arquivo de modelos gerado dentro do sistema do Apoio
ApoioA.png

Configuração de exames no Apoiado

Após criar o Laboratório de Apoio e importar os arquivos de modelo, é necessário configurar os exames para serem enviados ao Apoio e configurar as variáveis para que seja importado o Resultado retornado do mesmo. Dentro da configuração de exame (Cadastros > Exames > Exame) selecionar o exame e clicar em Alterar.

  • Selecionar o Laboratório de Apoio cadastrado.
  • Na opção Cod. Exame é selecinado o código do exame cadastrado no Apoio.
* Nesta opção ao selecionar o código do exame com o comando "F2" é selecionar somente o código do exame
* Ao selecionar utilizando o comando "CTRL + F2" é selecionado o código do exame e Substituindo os dados da aba geral do exame (Nome do exame, Método do exame, Prazo de entrega do exame, Agrupamento de amostra, Volume Recomendável, Conservação, Tempo de Jejum, Instruções para o paciente)
* Ao selecionar utilizando o comando "SHIFT + CTRL + F2" é selecionado o código do exame e Substituindo os dados da aba geral e da aba configuração do exame deixando a configuração do laudo idêntico ao laudo do Apoio
  • Alterar a opção Int. Ativo para Sim.
  • Dentro da aba Configuração é necessário configurar as variáveis dentro do laudo, alterando o campo de resultado e no campo Variável p/ Interfaceamento adicionar a variável do Apoio que pode ser encontrada na opção Lista de Variáveis.
Exame5.png


Gerar Lotes de pedidos para o Apoio

Após configurado o Laboratório de Apoio, os exames realizados pelo Apoio e gerado pedidos com estes exames, deve ser criado um lote e gerado o arquivo do lote para que o apoio receba estes pedidos de exames.

  • Em Movimentação : Interfaceamento > Laboratórios de Apoio clicar em Inclui
  • Na tela que abrir é possível selecionar os exames de cada pedido que farão parte deste lote a ser inserido
Movimentação.png
  • Após criado o Lote, clicando em Gerar Arq. irá ser gerado um arquivo de lote contendo os pedidos de exame para o Apoio.
  Obs: Nesta tela pode ser clicado com o botão direito do mouse em cima do lote para aparecer a opção Abrir Pasta e localizar mais rapidamente o arquivo de lote gerado.
Movimentação2.png


  • Com arquivo gerado, falta apenas encaminhar o arquivo para o Apoio, é nessa parte que o RemoteFolders entra;

Remote Folder

Após configurado Laboratório de Apoio e Apoiado, é configurado a forma que ocorrerá a troca de arquivos de pedidos do Apoiado e arquivos de resultado do Apoio. Para isto é utilizado o Remote Folders, que fica responsável por monitor a pasta onde é gerado os arquivos de pedidos no Apoiado e, quando houver arquivos, envia-los para o Apoio, ao mesmo tempo que monitora a pasta onde é gerado os arquivos resultados do Apoio e, quando há arquivos, os envia ao Apoiado.

Apoio

  • Baixar Apache no FTP e executa-lo como administrador.
  Caso o serviço não seja instalado de inicio, o mesmo pode ser instalado manualmente executando como administrador o arquivo _Instalar dentro do caminho D:\Arquivos de Programas\x-webserver\apache\bin\
  Para instalação do Apache é necessário que na maquina tenha o D:\ pois todos os arquivos de configuração direcionam para o D:\, caso não tenha o drive ele deve ser criado
  • Com o serviço do Apache Iniciado, será preciso definir qual porta será utilizada pelo mesmo, como padrão é definida a porta 5180. Abrir o arquivo httpd.conf localizado em D:\Arquivos de Programas\x-webserver\apache\conf\ e a frente da linha Listen 0.0.0.0:80 adicionar um #, para que assim a linha seja considerada como comentário e passe a ser ignorada pelas configurações, deixando apenas a linha Listen 5180 a ser utilizada.
Exemplo:
Cert.png
 Para verificar se o Apache esta em funcionamento, no navegador da maquina onde ele foi instalado, digite o comando localhost:5180, caso o serviço esteja funcionando irá apresentar a mensagem Servidor Apache Funcionando
  • Abrir o Arquivo uniware.conf localizado em D:\Arquivos de Programas\x-webserver\apache\conf\
  • Copiar ultima seção do código e cola-lo novamente no arquivo, conforme imagem abaixo:
Conf5.2.png


  • Ainda dentro do arquivo, na seção de código que foi colada deve se alterar o caminho presente no campo <Directory "D:\Internet\uniware\unilab"> para o caminho onde foram criadas as pastas PED e RES (Exemplo: D:\Rede_Unilab\Apoio\Apoiados)
  • Alterar o nome do Alias de /unilab para /Apoiados
  • Adicionar o mesmo caminho no campo onde fica localizado o Alias: Alias /Apoiados "D:\Rede_Unilab\Apoio\Apoiados"
  • Copiar os arquivos PHP localizados dentro do caminho de rede \\svw-uniware2\SUPORTE\install\PHP_Remote_Folder_Servidor para dentro da pasta Apoiados (D:\Rede_Unilab\Apoio\Apoiados)

Apoiado

  • Dentro da pasta D:\Rede_Unilab\ criar a pasta Remote Folders
  • Baixar o arquivo Remote Folder de dentro do FTP, extrai-lo dentro da pasta e executa-lo(Criar um atalho do executável na área de trabalho)
  • Clicando no botão Inclui dentro do Remote Folders é possível configurar os caminhos de pasta que serão monitorados.
Remote2.3.png
RX2.png


* URL do Serviço: Configurado o caminho de pasta a ser monitorado da maquina onde foi instalado e configurado o Apache, ou seja, o Apoio. Este caminho é configurado inserindo o IP da maquina onde o apache esta instalado (Normalmente o IP externo, caso o Apoiado fique em rede diferente do Apoio) juntamente com a porta que o apache esta utilizando (Por padrão a porta 5180) e o nome do Alias configurado no Apache (Por padrão é deixado com nome /Apoiados), Exemplo: 10.1.0.179:5180/Apoiados
* Pasta Remota: Configurado o Nome da pasta que será monitorada dentro do caminho especificado no Alias, Exemplo: PED
* Pasta Local: Configurado o caminho da Pasta Local, onde esta sendo instalado o Remote Folders, ou seja, o Apoiado, que será monitorada pelo Remote Folders.
* Direção: Após configurado estes caminhos o sistema pode recortar os arquivos da Pasta Local e colar na pasta Remota ou vice-e-versa, para definir de qual caminho será recortado e para qual será colado é utilizado a opção de direção, que pode ser RX (Recorta os arquivos da Pasta Remota e cola na Pasta Local) e TX (Recorta os arquivos da Pasta Local e cola na Pasta Remota).

Após feita esta configuração as pastas são verificadas pelo Remote Folders a cada 180 segundos, porém este tempo pode ser alterado abrindo o arquivo RemoteFolder.ini dentro da pasta D:\Rede_Unilab\Remote Folders, dentro do arquivo no campo Ping é definido a quantidade de tempo medida em segundos que será feita a verificação das pastas pelo Remote Folders

Lola.png


Ainda dentro do arquivo RemoteFolder.ini há os campos user e password, estes campos devem apresentar a mesma informação dos campos $USRAUT e $PSWAUT localizados dentro do arquivo uploadsingle.php no caminho D:\Rede_Unilab\Apoio\Apoiados\ do Apoio. Caso estejam com informações diferentes nos dois arquivos, o Remote Folders irá acusar erro.

Lole.png

Recebendo Arquivos de Pedido

  • Quando o Lote é enviado pelo Remote Folder, conforme configuração padrão ele entrará dentro da pasta D:\Rede_Unilab\Apoio\Apoiados\PED
  • Para importa-lo dentro do Apoio, deve-se ir na tela Movimentação > Interfaceamento > Laboratórios Apoiados
  • Nesta tela é possível realizar a importação de forma Manual, clicando em Importa para que seja importado o arquivo selecionado na tela abaixo e de forma automática clicando no botão Auto, assim é definido um tempo medido em minutos pelo cliente e a importação dos arquivos na pasta serão realizadas automaticamente
Apoiado2.png
 A lista de arquivos que apresenta abaixo das opções de importação são os arquivos .u2u presentes na pasta especificada dentro da tela Cadastros > Configurações > Apoio

Recebendo Arquivos de Resultado

  • Após recebido os arquivos de resultado do Apoio, deve-se realizar a importação de arquivos de resultado assim como outros Apoios.
  • Abrindo a tela Movimentação > Interfaceamento > Laboratórios de Apoio e clicando no botão Resultado para importar o arquivo de resultados enviados.
Apoio45.png