Mudanças entre as edições de "Interfaceamento Tasy"
De UniWiki
(→Interface com o sistema Tasy) |
(→Configurações do Robô de Comunicação UnilabTasy) |
||
Linha 166: | Linha 166: | ||
− | :As configurações de Conexão com a base de dados Oracle devem ser informadas de maneira coerente a configuração feita para o Nome do Serviço. O Campo nome da conexão recebe o Nome definido para o serviço na rede. Conforme a imagem 011 nos mostra. O Usuário e a senha devem ser os mesmos informados na configuração do Nome do Serviço conforme a imagem 009do item anterior. | + | :As configurações de Conexão com a base de dados Oracle devem ser informadas de maneira coerente a configuração feita para o Nome do Serviço. O campo proprietário não é usado na conexão, mas é usado nas transmissões realizadas pelo robo. O conteúdo deste campo é fornecido pelo hospital. O Campo nome da conexão recebe o Nome definido para o serviço na rede. Conforme a imagem 011 nos mostra. O Usuário e a senha devem ser os mesmos informados na configuração do Nome do Serviço conforme a imagem 009do item anterior. |
:Com essas informações a conexão com a base de dados do Tasy já será realizada. | :Com essas informações a conexão com a base de dados do Tasy já será realizada. | ||
Edição das 11h57min de 16 de janeiro de 2014
Índice
Contato para o Interfaceamento
Hospital Santa casa de ourinhos
- ti.supervisao@santacasadeourinhos.com.br
- 14-3302-6604 - Flávio
- 14-9693-0506 -
Evolução sistemas
- (Empresa implantadora do sistema Tasy)
- (11) 5070-3144
- Hermenegildo Medeiros Xavier. - Implantador do Tasy
- hermenegildo@evolucaosistemas.com.br
- (11) 98986-4557
- Nivaldo - Superior do Hermenegildo
- (11) 98986-6098
- Manoel - CEO da evolução sistemas (de férias)
- (11) 98986-6113
Laboratório Ourilab:
- Rubens
- (14) 3302-2240
Pré-requisitos
- O laboratório apoiado deve ter negociado com o hospital quais exames estarão disponíveis na interface e seus valores.
- Solicitar que o Hospital configure todos os DE/PARA. Com isso a importação realizada no Unilab será feita corretamente.
- Instalar o robô responsável pela conversão dos pedidos do Tasy para o formato de arquivo baseado no padrão de interface Unilab
Interface com o sistema Tasy
- Foi criado uma nova interface para a comunicação de dados do sistema Tasy com o Unilab.
- Nesta interface é feita uma conexão com o banco de dados 'Oracle' do Hospital e a mesma faz a integração buscando os pedidos de exame e convertendo-os em arquivos para a interface do Unilab (U2U).
- Após o levantamento destes pedidos de exame a interface busca na pasta previamente configurada os arquivos de resultado gerados pelo unilab. Encontrando os mesmos, a interface extrai dos arquivos os resultados e os grava na base de dados do Sistema Tasy.
- A interface é inteiramente configurada para funcionar com qualquer hospital que use o sistema Tasy. Estas configurações são:
- Dados da conexão do oracle;
- Pasta para gravação dos arquivos de pedido de exames;
- Pasta para consulta dos resultados gerados pelo Unilab;
- Lista de convênios que podem enviar os resultados para o Tasy.
- Intervalo de conexão (de quanto em quanto tempo a transmissão é realizada).
- A interface possui um log onde ficam armazenadas todas as ocorrências do sistema. Os erros ficam separados por "Pedido + Exame + Erro" no canto superior direito da tela. Clicando em cada linha, o erro é mostrado no canto inferior direito da tela. Um botão fica disponível para marcar o erro como resolvido.
- Na tela principal da interface existe um botão que permite ao usuário fazer a transmissão no momento em que este for pressionado.
- Existe ainda um botão para efetuar a conexão/desconexão com o banco de dados do hospital.
Passos para ativar o interfaceamento
Configurações no Unilab
- A configuração do Unilab deve ser realizada com base no padrão de interface Unilab (U2U). A entrada e saída de informações serão feitas através desta interface.
Configurações do UnilabTasy
- O robô responsável pela conversão dos pedidos do Tasy deve ser configurado corretamente para que haja êxito na importação/exportação dos pedidos/resultados do hospital.
- A seguir será mostrado os passos para que essa configuração seja realizada de forma coerente.
Configurações do Cliente Oracle
- Instale o Oracle Client versão 10g. O arquivo de instalação pode ser baixado na seguinte url: http://www.oracle.com/technetwork/database/features/instant-client/index-097480.html
- Configure a conexão com o Tasy utilizando o "menu iniciar > Todos os Programas > OraClient 10g > Ferramentas de configuração e migração > Assistente de configuração da rede", conforme a imagem abaixo mostra.
- A seguinte tela irá aparecer. Agora selecione a opção: Configuração do Nome do Serviço da Rede Local conforme a imagem a seguir e clique no botão Próximo.
- O próximo passo é selecionar a opção Adicionar e clicar no botão Próximo.
- Agora você irá selecionar o nome do serviço. Este nome é fornecido pelo Tasy. Informe o nome e clique no botão Próximo.
- O protocolo que iremos utilizar para as conexões com o Tasy é o TCP. Selecione esta opção e clique em Próximo.
- Agora o Host e a porta de comunicações devem ser informados. Estas informações são fornecidos pelo Tasy. Os informe na tela a seguir e clique em Próximo.
- Para ter certeza que a conexão está funcionando corretamente, informe a opção Sim, realize um teste e clique no botão Próximo como mostra a imagem abaixo.
- A seguinte tela irá aparecer. Nesta tela teremos um erro de conexão, isto ocorre por que não foi informado o login correto para a conexão.
- Clique no botão Alterar Login da tela para poder informar o usuário e a senha na tela que veremos a seguir. Após informar estes dados clique no botão Ok.
- Pronto se tudo está correto a próxima tela irá lhe informar o êxito da conexão. Clique no botão Próximo para continuar.
- Agora iremos escolher o Nome do Serviço da Rede. Este nome será usado no Robô que faz a conversão dos Pedidos/Resultados do Tasy. Escolha o nome e clique em Próximo para continuar.
- A próxima tela é para informar se quer configurar outro Nome de Serviço ou não. Clique em Não e depois no botão Próximo.
- Pronto. Terminamos de configurar o Nome do Serviço. Clique em Próximo e depois finalize Assistente de Configurações.
Configurações do Robô de Comunicação UnilabTasy
- Para configurar o Robô obrigatoriamente a configuração do Oracle Client deve ter sido realizada com sucesso.
- Ao executar o Robô de Comunicação Unilab - Tasy a seguinte tela aparecerá ao usuário.
- Esta tela está dividida em três:
- Configurações de intervalo;
- Configurações de Conexão com a base de dados Oracle;
- Configurações do Unilab.
- As configurações de intervalo servem para definir o tempo em que o robô deve se conectar a base de dados do Tasy para importar os pedidos de exame e exportar os resultados fornecidos pelo Unilab.
- As configurações de Conexão com a base de dados Oracle devem ser informadas de maneira coerente a configuração feita para o Nome do Serviço. O campo proprietário não é usado na conexão, mas é usado nas transmissões realizadas pelo robo. O conteúdo deste campo é fornecido pelo hospital. O Campo nome da conexão recebe o Nome definido para o serviço na rede. Conforme a imagem 011 nos mostra. O Usuário e a senha devem ser os mesmos informados na configuração do Nome do Serviço conforme a imagem 009do item anterior.
- Com essas informações a conexão com a base de dados do Tasy já será realizada.
- As configurações do Unilab também são essenciais para o funcionamento do robô.
- O campo Pasta para arquivos de pedido deve ser o mesmo caminho informado pelo Unilab para a configuração do Interfaceamento com o U2U. O Robô irá converter os pedidos provenientes do Tasy e colocar nesta pasta para que o Unilab faça a importação dos Pedidos.
- O campo Pasta para arquivos de resultado deve ser o mesmo caminho informado no robô de resultados do U2U, conforme a documentação do Unilab (U2U).
- No campo Convênio serão informados os convênios que devem ter seus resultados enviados ao Tasy. Se o convênio não estiver nesta lista os resultados dele não serão enviados ao Tasy.
- Com essas configurações realizadas clique em OK. Após isso o robô deve funcionar obedecendo as configurações realizadas.
- Agora vamos entender a tela de Comunicação Unilab - Tasy.
- No parte superior da tela temos o Menu que nos dá acesso a configuração do robô e temos alguns quadros informativos.
- Na imagem acima vemos a parte superior da tela. O quadro verde nos informa a situação da conexão. Quando este quadro está verde significa que a conexão está estabelecida. Se este quadro estiver vermelho a conexão não está ativa. Também existe a descrição de Ativa = SIM ou Ativa = NÃO
- Em frente a este quadro existe um botão responsável pela Ativação/Desativação da Conexão. A cor deste botão também muda conforme o status da conexão, podendo ser verde ou vermelha, as cores sempre estarão contrárias ao quadro anterior, isso por que se o status estiver ativo, o botão servirá para desativar e se o status não estiver ativo o botão servirá para ativar.
- O quadro do intervalo é somente informativo e nos mostra o tempo total de intervalo entre as comunicações com a base de dados do Tasy.
- O quadro negro nos informa de maneira decrescente o tempo que falta para a realização da próxima comunicação com a base de dados do Tasy.
- Temos também um botão com duas setas que serve para ativar a transmissão no momento em que ele for clicado, ou seja, clicando neste botão a comunicação com a base de dados do Tasy será feita de forma instantânea.
- O quadro negro de contagem do tempo e o botão de transmissão instantânea estarão desativados caso a conexão com a base de dados do Tasy não esteja ativa.
- Na imagem 015 é possível visualizar dois quadros em branco na tela do comunicador abaixo do menu. O quadro da esquerda armazena os logs de forma geral, tudo que acontece no comunicador está neste log. No quadro da direita aparecem somente os erros da comunicação vigente, ou seja, se durante uma comunicação com o Tasy houver um erro, o mesmo irá aparecer neste quadro.