Mudanças entre as edições de "Web Service do DB"

De UniWiki
Ir para: navegação, pesquisa
(Etiqueta: visualeditor)
m (Adão moveu a página Interfaceamento com DB Novo para Web Service do DB)
(Sem diferença)

Edição das 09h21min de 20 de setembro de 2017

Contato no Laboratório DB (versão 2)

Arthur Brugnari
IT Coordinator
Fone: +55 41 3299-3401 . Cel:+55 41 9890-1400
arthur.brugnari@dbdiagnosticos.com.br


Marcos Fernando Maichaki
Support Analyst
Fone: +55 41 3299-3413
Cel: +55 41 9890-0405
marcos.maichaki@dbdiagnosticos.com.br


Vitor AR informática
11 4193 8884 ** até hoje nunca atendeu neste número apesar de ser o número que o wagner da AR nos passou.


Wagner Gonçalves
11-7701-0830
107*55110 nextel
wagner@ar.inf.br
AR Informática
11-4193-8617
11-4193-8885


Contato no DB - Web Service:
Nome: Thiago Trincas
Função: Analista de Implantação
Telefone: +55 41 3299-3400
E-Mail: thiago.trincas@dbdiagnosticos.com.br
Endereço: BR 376, 11313 . São José dos Pinhais . PR . 83010-500

Pré Requisitos e Ativação de Interface

  • O laboratório apoiado deve ter negociado com o DB quais exames serão interfaceados e seus valores.
  • Solicitar ao DB seu código e chave de interfaceamento com o Unilab.
  • Solicitar ao DB o arquivo de modelo de exames. (Quando o DB ou cliente nos envia esta tabela, anexamos o XML ao: \\svw-uniware2\SUPORTE\_Instalacao_UNILAB\Uniwarew\Unilabw\Apoio\defs\DB2)

Após cliente passar ao suporte as informações necessárias descritas acima, é necessário acessar o Unilab e ir em: "Cadastro>Laboratórios" e incluir o laboratório Diagnósticos do Brasil como mostra a imagem abaixo:

DB2Cadastro.JPG

  • Nome do laboratório de apoio;
  • Interfaceado - Informe 'SIM';
  • Padrão de Interface - Informe a opção 'Laboratório DB (versão 2)';
  • Código no Lab. Apoio - Este código é fornecido pelo DB (Possui 10 (dez) posições).
  • Chave - Contem a chave do Laboratório de Apoio
  • Prefixo Arq - Contém o prefixo do arquivo
  • Utiliza Web Service - Caso o laboratório utilize envio de pedidos via web service, solicitar para o DB, além do código e chave, também a URL WS.


Obs.: Os pontos vermelhos são obrigatórios preenchimentos. Apesar de ter dois tipos de padrão de interface para o DB, sempre utilize o DB2.

Importação de Arquivo de Modelos

Depois que o DB enviar o arquivo de modelos (por meio do cliente ou diretamente para nós), coloque o arquivo dentro da pasta "Unilabw>Apoio>Defs>DB2" dentro da Uniwarew no servidor do cliente. Clique na aba do meio de "arquivos" e selecione o arquivo para importação. Quando terminar, apenas confirme. Já está ativo o interfaceamento, agora é necessário configurar aos exames.

*Obs.: Os arquivos mais recentes que o DB enviam para a Uniware, ficam armazenados em: \\svw-uniware2\suporte\_Instalacao_UNILAB\Uniwarew\Unilabw\Apoio\defs\DB2 (Linux: smb://svw-uniware2/suporte/_Instalacao_UNILAB/Uniwarew/Unilabw/Apoio/defs/DB2/)

São dois arquivos importados para o cliente, o EXAMES_DB_[data].xml e o RegiaoColeta.

Tratamento "Regiao de Coleta"

O região de coleta, o DB manda em XML, porém é necessário fazer um pequeno ajuste no arquivo antes de importar no cliente.

Deve-se abrir o RegiaoColeta.XML, salvar como .CSV e marcar as seguintes opções:

RegiaodeColeta.jpg

Configurações de exames

Em "Cadastros > Exames > Exames", selecionar o exame que se quer interfacear e alterá-lo, ou se o exame não estiver cadastrado, pedir ao cliente cadastrá-lo.
Aba Geral:
No campo Laboratório de apoio, informar o laboratório DB (versão 2).
No campo "Cód. Exam. (F2)" - com F2, selecionar o exame no DB. (Ao selecionar o exame os códigos do exame, MTBI, e a vigência são preenchidos conforme as informações constantes no arquivo de modelos.)
O Campo "Int. Ativo": Marcar como SIM que representa que aquele exame está pronto para ser interfaceado.
Quando o exame ficar marcado como ativado, a data da ativação será a de hoje e por segurança só serão incluídos em lotes de interfaceamento os exames que forem incluídos em um pedido um dia depois do dia em que o interfaceamento do exame foi ativado.
O Laboratório DB NÃO executa exames configurados como amostra adicional. Caso seja necessário deverá ser configurado um exame para cada amostra.

AtivarexameDB.JPG

Aba Configuração:
  • Apertar o botão F3 ou clique no botão de "Listas de Variáveis" e configure as variáveis do DB2.

ConfgExameDB2.JPG

Para copiar a variável do DB2, basta clicar nas variáveis em AZUL (ESTÁ DENOMINADA COMO NOME), que irá copiá-la para a área de transferência (Ctrl + C).

  • O valor de referencia, na parte inferior direita possui o mesmo padrão, basta clicar no texto que será copiado
  • NOTA: Dentro da lista de variaveis existe o valor de referencia (descrição), e a variável VR_RES1, então continuará sendo possível o cliente copiar dentro da lista de variável o texto do valor de referencia e colar dentro do Unilab como fazia antes ou importá-lo como uma variável (Na configuração de exame, ao invés da coluna ser do tipo "Valor de Referencia", mude ela para "Resultado texto" do tipo "Texto Livre" e cole a variável de valor de referencia para que seja importado junto com o resultado no retorno. As duas formas funcionarão.
  • NOTA 2: O valor de referência na tela de variáveis está alinhado pois a fonte é monoespaçada (todos os caracteres possuem o mesmo tamanho), para ficar alinhado no exame, terá que usar uma fonte monoespaçada tambem, caso contrário, ira desalinhar. Exemplo de fontes monoespaçadas: BatangChe, Bitstream Vera Sans Mono, Consolas, Courier New, DejaVu Sans Mono, Liberation Mono, entre outras.

Caso tenha mais dúvidas sobre configuração de exames, ver documentação do Hermes Pardini (Interfaceamento_Hermes_Pardini). A única diferença que tem entre as interfaces do Unilab, é a tela de listas de variáveis, a função são exatamente todas iguais, o que muda é o designer.

Interface Envio/Retorno

Envio via Web Service:
  • Ao enviar um pedido que possua exame(s) que são interfaceados com DB2 Web Service, estes exames interfaceados serão enviados para o DB no ato da confirmação do pedido.


Etiquetas no Envio via webservice

É necessário configurar um modelo de etiqueta em branco com o mesmo tamanho da etiqueta que está na etiquetadora.
Defini-la como padrão para o DB em Cadastros > Configurações > Etiqueta MTBI.

02PediCad.JPG


Retorno via Web Service:
  • Basta ir no menu: Movimentação > Interfaceamento > Laboratório de Apoio.
  • Clicar em Resultado
  • Selecionar a forma que deseja importar o resultado:

- Pedido (Importação individual por pedido) - Período de liberação no DB2 (Importa os exames que foram liberados no DB, dentro do período que foi preenchido. (Intervalo máximo de 10 dias entre o período inicial e o período final)) - Importação manual (Onde o laboratório possui o arquivo de importação disponibilizado pelo DB. Basta selecionar esta opção, clicar em "Importa", selecionar o arquivo e clicar em "Abrir")

04RetornoDB2.JPG


Envio Manual:
  • Após ter os exames configurados e pedidos incluídos e impresso as etiquetas pelo sistema referentes a esses exames deverá seguir os passos (Obs.: Os exames interfaceados necessitam estar triados para irem ao lote):
  • Ir em: "Movimentação > Interfaceamento > Laboratório de Apoio". Escolher o DB2.
As informações que são enviadas para o DB (versão 2) no arquivo de envio estão disponíveis no layout de envio em: "D:\CVS\light\documentacao\InterfaceLaboratórios\DB\novolayout\protocolo_padrao_DB_v 1_5_apoiado.pdf"

InterfaceDB2.JPG

  • Clicar em incluir, caso você tenha pedidos do Álvaro antigos, ele exibirá uma mensagem avisando e perguntando deseja gerar lotes Antigos.
  • Caso escolha SIM: Irá aparecer para incluir lotes dos pedidos antigos.
  • Caso escolha NÃO: Irá aparecer para incluir lotes dos pedidos novos.

PedidosInterfDB2.JPG

  • Se necessário preencher as informações adicionais clicando no lote, e no bota Info. Adic. em seguida.

Infoadichp.JPG

  • Após incluir é só clicar em GERAR ARQUIVO e enviar para o sistema do DB (esta questão é de responsabilidade do DB explicar ao cliente como funciona).

InfoGerarArqDB.JPG

Obs.: Caso tenha dúvidas sobre informação adicional, veja documentação do Alvaro. http://svw-uniware2/wiki/index.php/Interfaceamento_com_%C3%81lvaro#Interface_Envio.2FRetorno

Os arquivos de lote são salvos sempre em uma pasta padrão dentro do Unilabw do cliente, se clicar com o botão auxiliar do mouse dentro da tela de interfaceamento, aparece um botão de "Abrir pasta", quando clicar nela, abrirá a pasta onde todos os arquivos de lote do DB estão, seleciona do último gerado. O Nome do arquivo na pasta é exatamente o mesmo que está na tela do Unilab.

AbrirPastaDB.jpg

É este o arquivo de lote que será enviado ao DB.

ArqPastaDb.JPG

Retorno
  • Já com o arquivo de retorno (esta questão é de responsabilidade do DB explicar ao cliente como funciona), deverá ir em: "Movimentação > Interfaceamento > Laboratório de Apoio". Escolher o DB2.
  • É só clicar em RESULTADO e escolher o arquivo de retorno.

SelecionaArqretornoDB.JPG

  • O Unilab irá mostrar quantos resultados serão importados para que o cliente possa confirmar.

ImportaResultDB.JPG

Na importação do retorno do DB (versão 2) várias verificações são feitas para garantir a integridade do resultado importado pela interface. Se algum resultado enviado pelo DB tem alguma divergência com as informações configuradas no Unilab, o resultado divergente não é importado e a causa é relatada no final da importação.

Erros do web services DB

A etiqueta está imprimindo em branco ?

Verificar primeiramente se o cliente esta com a questão financeira em dia no DB, basta pedir para ele fazer login no site do DB se aparecer a mensagem "Login desabilitado por questão financeira".

Falha na comunicação com o web service do DB2, é uma falha na comunicação que faz o pedido aparecer no DB porem o mesmo não devolve a etiqueta para ser impressa, neste caso o problema é especifico do pedido e da comunicação do ws, então o pedido deve ter a etiqueta impressa pelo site do DB.

OBS: Quando dá falha na comunicação, os exames aparecem lá na geração de lote manual