Multiplos pedidos
Índice
Introdução
Este documento apresenta os recursos adicionados ao sistema Unilab para agrupar em um único pedido múltiplos médicos e convênios. Será apresentado como funciona o recurso, desde sua configuração no sistema, até os resultados que é possível gerar utilizando o recurso.
Conceito
Este capítulo esclarece, na parte de funcionalidade, o objetivo do recurso de múltiplos pedidos, em seguida, os termos utilizados no sistema e neste documento.
Funcionalidade
A ideia de múltiplos pedidos se aplica quando um paciente vai ao laboratório com duas ou mais requisições (guias) de exames, e essas requisições podem vir de diferentes médicos, ou de diversos convênios. A imagem a seguir exemplifica essa situação:
Nela é possível vemos um paciente, que realizou algumas consultas, em diferentes médicos e cada um entregou uma requisição à ele.
No mesmo exemplo, o médico 1 não atende pelo convênio "Unimed", então o há dois convênios e três médicos diferentes para o paciente.
Analisando melhor as guias, conforme a próxima figura, há exames iguais nas requisições, destacados em azul e laranja.
Neste caso, o laboratório precisaria cadastrar os exames conforme as requisições repetindo os exames que forem para o convênio unimed, e criando outro pedido para os exames realizados pelo particular.
Esta situação implica não só nos dados cadastrais, mas na funcionalidade do laboratório. Que precisaria realizar mais coletas de um mesmo exame de um mesmo paciente, além da digitação e impressão de cada exame.
Visando a logística do laboratório, o sistema permite "agrupar" tais exames em um único pedido, otimizando a coleta e digitação dos resultados.
A próxima figura mostra como o pedido agrupador listaria os exames, mostrando a esquerda a estrutura de exames de um único pedido, que realiza as operações em seus exames e nos pedidos que foram agrupados nele.
do outro lado, observa-se como esse "agrupamento" foi feito. Dessa forma, os exames recorrentes serão coletados/digitados/liberados apenas uma vez, facilitando a operação do laboratório.
Para entender melhor como os pedidos e os exames são cadastrados no sistema, a próxima sessão explica como funciona cada tipo de pedido/exame.
Definições e termos utilizados
Essa sessão inicia citando os tipos de pedidos e as relações entre seus exames, mas explica melhor como esses conceitos são empregados:
- Pedidos podem ser cadastrados normalmente, ou podem ser agrupados (múltiplos). Eles são categorizados em 4 categorias diferentes:
- Normal - É o pedido cadastrado da mesma forma de versões anteriores.
- Suspenso - Pedido que é cadastrado para um determinado agrupamento, mas não foi escolhido um pedido "principal". (ps. Não é possível realizar operações nesses pedidos)
- Principal - É o pedido que "agrupa" os pedidos suspensos.
- Agrupado - Assim que o "agrupamento" é feito, suspensos tornam-se agrupados.
- Em um pedido principal, podemos encontrar 3 tipos de exames:
- Original - O exame é do pedido principal e não há ocorrências daquele exame nos pedidos agrupados;
- Representante - O exame é do pedido principal e de pelo menos um pedido agrupado;
- Agregado - O exame não pertence ao pedido principal, somente aos agrupados.
A figura a seguir mostra, segundo o exemplo utilizado, o agrupamento no primeiro pedido.
A figura mostra o "pedido 1" como pedido principal. Ele possui, depois que o agrupamento foi feito, um exame a mais, não cadastrado antes: TSH. Esse é um exame agregado, ele não influencia no valor financeiro do "pedido 1", mas sua coleta~liberação será feita nesse pedido.
Os exames COL e HEM, que foram cadastrados no pedido antes do agrupamento ser feito serão exames representantes, porque as alterações feitas neles deve ser copiada para os mesmos exames, nos outros pedidos.