Informações para os testers
Como testar a parte de 'monitoramento de espaço consumido'
Iremos testar aqui o Consumo do espaço e Estimativa de consumo
Antes de começar os testes comentar o envio de e-mail para o comercial no arquivo MailHelper ->setCc('comercial@uniware.com.br') Alterar o arquivo geral.php para o modo produção defined('YII_ENV') or define('YII_ENV', 'prod' );
Vamos simular o funcionamento das tarefas agendadas, para isso iremos ficar alterando a data do sistema, adicionando PDFs na pasta do cliente e rodando as actions. Eu sugiro setar a data de permenancia de laudos como 5 ou outro número baixo, porque é preciso testar os comandos até passar o número, se for 5, rodar 6 ou 7 vezes.
- Abrir a tela de hospedagem do cliente para acompanhar a barra de consumo.
- Abrir o banco de dados na tabela us_previ (banco unilaudos_adm) e acompanhar as estimativas diárias.
Os valores de espaço consumido (total e no dia) estão em kilobytes na tabela us_previ.
- Abrir um terminal na VM, aqui iremos ficar alterando a data do sistema.
- Abrir o terminal da docker, aqui iremos rodar as actions de estimativas.
- No terminal da docker rodar os comandos abaixo:
./yii estatistica-diaria/remover-antigos ./yii estatistica-diaria/coleta ./yii estatistica-diaria/dispara-email-consumo-excedido ./yii estatistica-diaria/dispara-email-aviso-margem ./yii estatistica-diaria/remover-trava-laudos
A tarefa remover-antigos vai limpar as tuplas de estimativas da tabela previsao de acordo com o número de dias setado no INETLAUDMAXDIAS, por exemplo, se o cliente escolheu 5 dias de permanencia de laudos então essa action irá remover as tuplas < 5 dias atrás.
A tarefa coleta irá consultar e gravar na tabela us_previ o tamanho do diretório de cada cliente considerando o número de dias setado no INETLAUDMAXDIAS. Arquivos que tenham a data de modificação anterior a (hoje - INETLAUDMAXDIAS) serão desconsiderados do calculo.
A tarefa dispara-email-consumo-excedido manda um e-mail para o cliente se seu consumo for maior do que o escolhido no plano contratado. Ela tamém grava a data que o cliente estourou seu plano (DEXCEDECONSUMOCLIENTE), assim, após sete dias dessa data se o cliente ainda estiver estourado ele não consegue visualizar os laudos novos que chegam.
A tarefa dispara-email-aviso-margem irá mandar um e-mail quando o consumo do cliente ultrapassar 80% do espaço contratado no plano. Uma vez que o e-mail for enviado ele só será reenviado após 30 dias, mesmo que o cliente ultrapasse novamente seus 80% (para teste se quiser ver o e-mail chegando novamente basta setar DAVISOMARGEMCLIENTE para NULL no banco, assim não é preciso esperar 30 dias).
Se a rotina já foi executada no dia, será necessário deletar a row onde a "2016-12-02" = "Dia atual" na tabela us_previ.
A tarefa remover-trava-laudos tira a trava que impede o cliente estourado (depois de sete dias) a visualizar os novos laudos. Todas as tarefas consideram o dia anterior para fazer os calculos sobre os arquivos. Logo arquivos com a data de hoje não entram na conta.
- Na VM rodar "sudo timedatectl set-ntp false" para desabilitar a hora automática do sistema.
- Na VM altere a data do sistema para o dia desejado: sudo date -s "14 OCT 2016 18:00:00"
- Certificar de enviar laudos ou criar arquivos na data escolhida
Os comandos abaixo criam um arquivo com 5000000 bytes e altera a data de modificação do arquivo (4,8Mb - Out 15 2016 arquivo)
- fallocate -l 5000000 arquivo
- touch -t 201610151513 arquivo
Se você enviou os laudos pelo unilab apenas altere as datas deles com o touch.
- No terminal da docker executar as tarefas
./yii estatistica-diaria/remover-antigos ./yii estatistica-diaria/coleta ./yii estatistica-diaria/dispara-email-consumo-excedido ./yii estatistica-diaria/dispara-email-aviso-margem ./yii estatistica-diaria/remover-trava-laudos
- Observar a tela de hospedagem e a tabela us_previ que mudaram.
- Repetir, mudar a data, gerar os arquivos e rodar as tarefas.