De-Para
Definição
O De-Para visa substituir o conteúdo do Exame selecionado com as informações contidas em um arquivo exportado do Unilab de uma outra base.
Ou seja, se um cliente novo deseja e foi autorizado ter a base de exames de um outro cliente da Uniware que já está tudo configurado, é possível fazer o De-para. No Unilab do cliente antigo fazer a exportação dos exames para um arquivo e no Unilab do cliente novo fazer a importação deste arquivo para este por sua vez, possua todas as configurações de exames do cliente antigo.
Outro exemplo da necessidade do De-Para é a configuração de exames para laboratório de apoio que o pessoal do suporte realiza para alguns clientes, neste caso é acessado a máquina do cliente, feito um backup da base do cliente, este backup é transferido para a máquina de algum atendente do suporte e restaurado, serão feitas todas as alterações e inclusos nos exames envolvidos e para devolver ao clientes seus exames prontos, é necessário exportar os exames dentro da base local do atendente do suporte e importado para dentro do Unilab do cliente já todo configurado.
Exportação de Exames
Supondo que foi feito um backup na máquina do cliente como dito acima, e ajustado os exames do mesmo aqui na Uniware e depois de pronto, será exportado para a máquina do cliente os exames ajustados. Neste caso, deverá ir em: "Cadastro > Exames > Exporta Exames".
Nesta tela serão selecionados todos os exames que deverão ser importados na base do cliente, por ela há como fazer uma pesquisa pelo mnemônico do exame, nome do exame ou pelo laboratório de apoio. Por padrão, todos os exames ficam selecionados, cabe a quem for fazer a exportação desmarcar os desnecessários e deixar somente os que interessam.
Feito toda a seleção dos exames, deve-se clicar no botão de "Exportar", como o próprio nome diz, fará uma exportação dos exames selecionados para um arquivo.
Salve na pasta que achar necessário o arquivo.
Após salvar o arquivo, aparecerá as seguintes telas com mensagens:
A exportação de arquivos estará pronta, agora basta mover para a máquina do cliente para fazer a importação dos exames.
Importação de Exames
Seguindo ainda o exame de o procedimento ter sido iniciado devido a configuração de exames que foram feitos pelos atendentes da uniware, será necessário acessar a máquina do cliente, mover o arquivo de exportação para a máquina do cliente, abrir o Unilab e ir em: "Cadastros > Exames > Importa Exames".
A seguinte tela se abrirá:
Na tela, ao lado esquerdo, há dois CheckBox que traz a opção de "Alterar o nome dos exames que forem sobrescritos", ou seja, se na base atual do cliente o exame estiver com um nome, e na base dos exames que são importados estiver com outro nome, vale o nome dos exames que estiver dentro do arquivo a ser importado e não o que estiver no sistema do cliente cadastrado, caso não marque esta opção, ficará no sistema o nome dos exames que já estiverem no mesmo antes da importação.
A opção "Importar apenas informações para envio do exame ao apoio" significa que na importação será atualizado na base atual somente as informações dos exames que foram configuradas para envio ao lab de apoio, ou seja, que foram configuradas na aba GERAL dos exames.
Nesta mesma tela ao lado direito, há algumas instruções, que devem ser levadas em conta, pois explica o processo de importação. São elas:
COMO PROCEDER COM A IMPORTAÇÃO DE EXAMES
Para realizar a importação o usuário deverá selecionar o arquivo XML que foi gerado por outro Unilab. Este arquivo contém as informações dos exames que serão importados.
Se na validação do arquivo forem encontradas inconsistências, essas serão mostradas nesta tela com a cor vermelha. Não havendo inconsistências o usuário será levado automaticamente para a segunda tela da importação.
A navegação entre as telas será feita através dos botões próximo e anterior. Estes botões estarão disponíveis a todo o momento para o usuário.
Tela de DE / PARA dos Exames
Nesta tela serão definidos os exames que serão importados.
Ao importar um exame o mesmo poderá ser incluído ou sobrescrever um exame existente no cadastro de exames.
Os laboratórios de apoio dos exames poderão ser definidos nesta etapa da importação.
A tecla F3 permite visualizar todas as informações do exame a ser importado.
Ao encontrar o mesmo mnemônico na base de dados local o usuário poderá sobrescrever o exame existente ou criar um novo exame.
Os exames sem correspondentes serão incluídos na base local.
Tela de DE / PARA dos Materiais Biológicos
Se o sistema não encontrar o material biológico com mesmo nome este poderá ser incluído na base local ou alterado para um material indicado já existente.
Tela de DE / PARA dos Setores
Se o sistema não encontrar o setor com mesmo nome este poderá ser incluído na base local ou alterado para um setor já existente.
Tela DE / PARA dos Textos Cadastrados
Se o sistema não encontrou um texto correspondente e existe conflito do código, informe um novo código para o texto ou substitua por um existente.
Tela de Importação
Ao clicar no botão importar o sistema inicia o processo que deverá ser acompanhado pelo usuário.
ABAIXO das opções do lado esquerdo da tela terá o campo "Selecione o arquivo a ser importado".
Deverá clicar na pastinha amarela que tem-se a frente, selecionar o arquivo que foi exportado no passo anterior e aguardar, o Unilab fará a leitura do arquivo e se abrirá a seguinte tela:
Apesar da ferramenta ter o nome de DE-PARA e intuitivamente se pensar que isso significa que o "DE" seria dos exames da base do cliente forem atualizados "PARA" os exames do arquivo de exportação, pensaste de forma equivocada, pois é o contrário.
O "DE" é os exames ajustados dentro do arquivo exportados "PARA" os exames da base atual, sobrescrevendo as informações que lhes forem selecionadas para realizar a função.
Sendo assim, a listagem dos exames a esquerda com título "DE" são os exames que foram salvos no arquivo de exportação.
Nesta listagem terá os campos de busca por "Mnemônico", "Nome do Exame" e "Lab. de Apoio".
Na listagem dos exames a direita com título "PARA" estão dos exames da base do cliente. A tela é basicamente igual ao do lado esquerdo, com apenas uma coluna a mais.
Esta coluna serve para que possa alterar o laboratório de apoio dos exames, caso antes da importação o exame tinha apoio, ou tinha um apoio diferente e na listagem que foi ajustado, precisa atualizar este apoio ou troca-lo.
O exame que não tinha laboratório de apoio ficará da seguinte forma no Unilab.
O lado direito estão os exames que estavam dentro do arquivo de exportação, sem apoio. Ao lado esquerdo estão os exames da base do cliente com apoio que deverão continuar, caso o mesmo diga que sim.
Se desejar que o que será importado fique com o apoio que estava na base do cliente antes, deve-se clicar no botãozinho de altera que tem ao lado do exame.
Ele ficará com um X em vermelho, isso significa que é possível cancelar a ação.
Após feito isto em todos os exames necessários, acima tem o botão de "Importar Todos".
Ele é a "confirmação" da ação que se fez acima de ajustar o lab de apoio nos exames atuais.
Esta é a forma manual de fazer este procedimento ajustando exame a exame o seu lab de apoio.
Há a forma de fazer esta função todas de uma só vez com o botão "Opção de Apoio".
Ao clicar nesta opção, aparecerá na tela a seguinte tela:
Nesta tela há duas opções, o primeiro botão de "Marcar todos os exames com apoio do "DE".
Esta opção significa que ao clicar nela todos os exames que tiverem laboratório de apoio ao lado esquerdo (DE = exames do arquivo exportado) e que não tiver do lado direito (PARA = exames da base atual), passarão a ter o mesmo apoio do que estava ao lado esquerdo (Os apoios dos exames da base atual do Unilab serão iguais aos apoios dos exames do arquivo exportado). Esta opção serve tanto para os exames da base que não tem apoio nenhum configurado quanto aos que são de apoio diferentes.
Lembrando que pelo X vermelho pode sempre cancelar a ação.
Como mostra a imagem acima, o apoio deste exame dentro da base era o "Pardini" e dentro do arquivo exportado era o "DB2", após ter clicado no botão "Opção de Apoio > Marcar todos os exames com apoio do "DE", o "Pardini" foi substituído pelo "DB2".
No mesmo botão de "Opção de Apoio" há a opção "Lab Apoio Atual (F2)" onde é possível escolher o atual laboratório de apoio, o laboratório de apoio a ser escolhido, é substituir o apoio dos exames que estão no PARA para o apoio dos exames que estão no DE. Ou seja, se na atual base o apoio do exame Alfa 1 Antitripsina for o Pardini, e no arquivo exportado, o apoio deste mesmo exame for o DB2, por esta opção, é possível mudar automaticamente este exame que era do Pardini para o DB2 e de todos os exames que estiverem na mesma situação. Todos de uma só vez. Sem estar marcado o checkbox "Não sobrescrever os exames atuais, incluir novos", clique no botão "Marcar os exames do Lab de apoio selecionado e substituir pelo apoio do "DE".
Como mostra a seguinte imagem, o atual apoio ficou igual ao que estava no arquivo exportado.
Já quando se seleciona o apoio e marcar o checkbox "Não sobrescrever os exames atuais, incluir novos" ao clicar no botão "Marcar os exames do Lab de apoio selecionado e substituir pelo apoio do "DE", todos os exames do "DE" com o mesmo mnemônico do "PARA" serão inclusos com cópia e não substituídos, acrescentando à frente do mnemônico um número sequencial, como por exemplo, número 1.
Exemplificando melhor, caso esteja importando a atualização do exame HEM e marcar esta opção, o Unilab irá manter no sistema o exame HEM e irá incluir um novo com cópia com o mnemônico HEM1 e atualizará a configuração deste, mantendo o original intacto.
Na listagem dos exames dentro do sistema, ficarão os dois exames, o que estava na base antes, e uma cópia do que estava no arquivo exportado com seu apoio diferenciado pela abreviação do apoio no mnemônico.
Caso não for importar nenhuma configuração de apoio para a base atual, há o botão
Após realizados todas as mudanças necessárias como mostrou os passos acima deve-se clicar em "Próximo".
Caso o Unilab não encontre inconsistências nos exames que foram importados, o mesmo apresentará as mensagens.
E caso encontre, mostrará na listagem a inconsistência. Em linhas gerais, é necessário ajustar na base da mesma forma que estava no arquivo exportado.
Após ter clicado em "Próximo", aparecerá a enfim a tela de importação.
Ao clicar em botão de "IMPORTAR", será feito a leitura e gravação na base de tudo que foi modificado nos exames que estavam no arquivo exportado e o que foi selecionado alguns passos antes.
Ao aparecer o relatório abaixo, o procedimento estará finalizado, o cliente pode fazer a conferencia.