Instalação Unilab

De UniWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Baixando Arquivos no Site

Instalação do Unilab

Instalar e Configurar MySQL

  • Dentro na pasta Rede_Unilab coloque todos os arquivos citados acima que você baixou.
    • Crie uma pasta chamada MySQL e coloque o executável do banco (arquivo MySQL_v5.0.96_x32_setup) dentro dela.
    • Crie uma pasta chamada USL e coloque o zip do certificado dentro dela e extraia.
    • Extraia o arquivo Uniwarew_Full dentro da pasta Rede_Unilab. (Irá ser criado uma pasta chamada Uniwarew). OBS: ao extrair irá pedir uma senha. A senha é dbucfgs.
    • Dentro da pasta Uniwarew coloque o arquivo unilabw_versão e extraia. (Vai aparecer dois arquivos, o unilabw.exe e o unilaudos).
    • Dentro da pasta Uniwarew > BackupDiario > coloque a base de implantação e extraia.
    • Execute o o executável do 7z como administrador (Botão auxiliar (direito) do mouse > Executar como administrador) e faça a instalação do programa.

No final, a estrutura da pasta Rede_Unilab deve estar da seguinte forma:

Rede unilab.png

Abra a pasta MySQL, nela conterá o "MySQL_v5.0.96_x32_setup.exe", execute o mesmo como ADMINISTRADOR (Botão auxiliar (direito) do mouse > Executar como administrador). O mesmo irá abrir a tela de instalação, avance e preste atenção no caminho da pasta dentro da máquina onde ele está criando o banco de dados, por padrão ele seleciona o caminho para ser criado dentro dos arquivos de programas no disco C da máquina, se estiver instalando dentro do Disco D ou até mesmo no DIsco C, é necessário ajustar o caminho antes de avançar com a instalação. Se você esta realizando a instalação no disco C:, o caminho deve ser o seguinte: C:\Rede_Unilab\MySQL, caso esteja instalando no disco D:, o caminho deve ser este: D:\Rede_Unilab\MySQL. Como mostra a imagem abaixo:

Mysql.png

Assim que o mesmo se dá inicio, abrirá uma tela do Prompt de Comando (cmd). Quando ele termina de criar a pasta sozinho dentro do caminho selecionado, irá pedir pela tela do prompt para pressionar qualquer tecla para dar continuidade, faça isto! Depois ele dará início a criação das tblspace, no total são 3 de 10 GigaBytes cada uma, espere as três serem criadas. Você pode acompanhar as criações acessando diretamente a pasta onde se encontram em: "C ou D:\Rede_Unilab\MySQL\dados". Assim que elas terminam de serem instaladas, o serviço do banco de dados starta, para que possa verificar se está rodando normalmente, deve ir: "Windows(Iniciar)> "digite" Executar>digite: "Services.msc" e localize o serviço de MySQL. Ou então utilize o atalho windows+R, irá aparecer o executar. Digite "service.msc" sem as " e clique em ok.

Msc.png

Feito isso, localize o serviço do MySQL na tela que irá se abrir e veja se o mesmo foi iniciado, se iniciou, significa que foi instalado corretamente não possui nenhum problema. Deve estar da seguinte forma:

Services.png
      • Configurar o Backup:
      • Acessar a pasta C: ou D:\Rede_Unilab\Uniwarew\BackupV5.5.
      • Identificar o programa do Backup pelo nome UnilabBkp e executar.
      • Ao executar, o mesmo irá pedir para identificar dois arquivos que o backup precisa para funcionar. O primeiro pode ser encontrado na pasta Backup V5.5 e chama-se unidump.exe. Como mostra a imagem abaixo:
Abrindo o programa, vai aparecer esta janela pedindo para selecionar o arquivo unidump, presente na pasta do backup. Clique uma vez em cima do arquivo unidump e sem seguida no botão "abrir".

Em seguida a mesma janela irá surgir, pedindo um outro arquivo, o MySQL (mysql.exe. Encontrará dentro de "C ou D:\Rede_Unilab\MySQL\server\bin"). Abra pasta citada e clique em abrir:

Ao abri a pasta mysql> server > bin não é necessário clicar em cima do arquivo que esta sendo pedido, o "mysql", apenas abra a pasta e depois clique em abrir
    • Na sequência irá pedir para selecionar o 7z, o mesmo pode ser em encontrar em C:\Arquivos de Programas\7-Zip e selecione o terceiro arquivo da pasta, chamado 7z, clique em abrir. Como mostra a imagem abaixo:
7z.png
    • Para finalizar, assim que abrir a tela de backup, terá um caminho para ser digitado, este caminho é onde será salvo os backups, preencha o caminho da pasta "BackupDiario" que se encontra dentro da pasta Uniwarew, e ao final do caminho escreva: UnilabBkp. Após configurado, clique no botão de iniciar para ver se está funcionando. **Como está fazendo a instalação e ainda não colocou a base de implantação, não é necessário iniciar o backup neste momento).
Backup.png
    • Entrar no arquivo Folders "UnilabBkp.folders", na pasta do Backup V5.5 e abrir com bloco de notas para colocar em sua extensão: C ou D:\Rede_Unilab\Uniwarew\Unilabw
Após colocar o caminho da pasta Unilabw dentro do bloco de notas, salve o arquivo clicando no menu Arquivos > salvar ou executando o atalho Ctrl + S. OBS: Isso serve para que a pasta Unilabw também seja salva no backup, não somente o banco de dados.
  • Restaurar a Base de Implantação: Crie um atalho do executável do Backup (UnilabBkp.exe):
Atalhob.png
  • No atalho do Backup que foi criado, clicar com o botão direito do mouse entrar em "Propriedades" e acrescentar ao final do caminho de destino as letras: “ r w ” com espaço entre elas (não se esquecer do espaço).
Restaurar.png
  • Executar o atalho clicando duas vezes sobre ele com o botão esquerdo do mouse, selecionar a segunda aba "Restaurar cópia de segurança" (essa aba só aparece quando se coloca o r w como parâmetro, como fizemos acima), escolha o arquivo "Implantacao_3_03_001a.gz" que será restaurado clicando nas “reticências” (...), selecionar “Recriar base de Dados Sempre”, e restaurar.
Verificar se a opção "recriar banco de dados sempre" esta marca e clicar nas ... para selecionar o local onde esta a base de implantação (pasta backp diário dentro da uniwarew)
Navegue até a pasta backup diario, na parte inferior da tela, no campo "Tipo" selecione "Todos os arquivos", irá aparecer a base Implantação, selecione a mesma e clique em abrir e depois em restaurar.
  • Irá abrir o cmd, aguarde finalizar e pressione qualquer tecla.
  • Retirar o “ r w ” da extensão do atalho em propriedades e colocar “a” (automático). Colocar o atalho do backup no desktop e fazer um backup. Para enviar o atalho para a área de trabalho, clique com o botão direito do mouse no atalho do backup que foi criado na pasta BackupV5.5 > vá até a opção "enviar para" > área de trabalho.

Configuração do serviço de licenças e demais configurações

  • Instalar PDF que se encontra dentro da pasta "Install". UniwarePDF_setup__11_3_4.exe para 32 bits e UniwarePDF64_v13.exe para 64 bits, execute como administrador.
  • Extrair o arquivo Certificado_v.1.2.1.1.rar ou outro correspondente a verso mais atual, na pasta USL (crie esta pasta) em Arquivos de Programas. (Se já tiver extraído, não precisa fazer novamente).
    • Instalar o serviço do certificado: Na pasta USL, criar um atalho do executável USLserver32.exe, clicar com o botão direito sobre este atalho e vá em propriedades, na extensão do destino, colocar o comando "/install",confirmar as alterações clicando em "OK", execute como administrador, se tudo ocorrer certo aparecerá uma mensagem informando que o serviço foi instalado com sucesso.
Botão direito no atalho do USLserver32 - Atalho, informar o parâmetro /install > clicar em ok > executar como administrador.
  • Iniciar o serviço de licenças: Pode iniciar tanto pelo Services.msc e procurando pelo serviço USLicencas e iniciar o serviço ou abrir o cmd e digitar o comando "net start USLicencas".
  • Liberar os arquivos do Mysql no Firewall do Windows: mysql.exe, mysql-max-nt, mysql dump e porta 3309, liberar também a porta 4466 com nome de USL para o serviço de licenças.
  • Colocar os atalhos (clicar no ícone e enviar para área de trabalho) Backup Unilab, a pasta BackupDiario, Unilabw.exe (depois de configurado, explicação um pouco mais abaixo), e o Manual Unilab na área de trabalho (* Baixar o manual no site:, salvar na pasta Uniwarew e fazer uma cópia do manual no desktop).
  • Configurar o "unilabw" (Pegue o arquivo da versão que baixou no ftp explicado acima, coloque dentro da pasta do Uniwarew e extraia na pasta (se já foi feito, como pede no começo deste tutorial, não precisa fazer novamente), mande um atalho do mesmo para a área de trabalho, clique no atalho Unilabw.exe, vá em propriedades e na extensão do destino escreva a palavra: "configura", confirme e abra o Unilab, irá aparecer um botãozinho ao lado esquerdo superior "configura", clique no mesmo. Na aba "Banco de Dados", no tipo de banco selecionar Mysql, tipo de conexão: Zeos, conexão: Uniware, dono: Uniware, IP: nome do PC ou IP fixo da máquina, banco de dados: Unilabw, porta: 3309, ir para a aba "Certificado" e configurar com o mesmo IP ou nome da maquina que configurou na aba anterior Banco de dados, definir porta 4466 e confirmar).

ConfiguraBD.PNG

ConfiguraUSL.JPG

Acessar o programa com a senha Uniware e atualizar o cadastro do cliente (selecionar menu: "Cadastros > Configuração > Cadastro", preencher código do cliente e data de vencimento p/ pagamento.)

  • Criar certificado (Outros > Certificado > Console, clicar com o botão direito do mouse na parte branca superior, ira aparecer o submenu – Selecionar Novo Certificado (passar a numeração ao supervisor e verificar se o numero de licenças esta superior a 0)
  • Compartilhar a pasta da Uniwarew (botão direito na pasta uniwarew / compartilhamento e segurança / e compartilhar / em segurança, selecionar o unilab e compartilhar).
Verificacoes apos a Instalação do Sistema
  • Verificar no windows se a pasta PRINTERS em C:\windows\System32\spool\PRINTERS esta com direito para Todos, se não estiver adicionar para a mesma, e verificar se tem algum arquivo temporario dentro da pasta, caso tenha, abra o services.msc, procuro pelo servico de spooler do windows e para o mesmo, a pos para apague os arquivos e inicie o servico novamente.
  • Verificar se a rede esta definida como corporativa, caso não esteja definir, nas configuraçoes avançadas de rede, verificar se estar marcado a opcao de compartilhamento com senha, se tiver ativo desative.
  • Verificar se a maquina possui windows defender ativo, caso esteja ativa desativar o mesmo.
  • Desativar o UAC e SmartScreen do windows na maquina.