Mudanças entre as edições de "Equipamento"
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | '''ATENÇÃO! ESTÁ PÁGINA FOI MIGRADA PARA A WIKI NOVA E NÃO VAI SER MAIS ATUALIZADA AQUI, PARA CONFERIR: http://wiki.uniware.net.br/e/pt-br/unilab/cadastros/exames/equipamento''' | ||
+ | |||
[[Categoria:Unilab]][[Categoria:Suporte]] | [[Categoria:Unilab]][[Categoria:Suporte]] | ||
O Interfaceamento tem como objetivo a integração do software Unilab com sistemas de troca de informações on-line com equipamentos, para envio de solicitações (exames a serem realizados) e recebimentos de resultados (dos exames solicitados) de forma automática. <br> | O Interfaceamento tem como objetivo a integração do software Unilab com sistemas de troca de informações on-line com equipamentos, para envio de solicitações (exames a serem realizados) e recebimentos de resultados (dos exames solicitados) de forma automática. <br> |
Edição atual tal como às 16h51min de 16 de março de 2023
ATENÇÃO! ESTÁ PÁGINA FOI MIGRADA PARA A WIKI NOVA E NÃO VAI SER MAIS ATUALIZADA AQUI, PARA CONFERIR: http://wiki.uniware.net.br/e/pt-br/unilab/cadastros/exames/equipamento
O Interfaceamento tem como objetivo a integração do software Unilab com sistemas de troca de informações on-line com equipamentos, para envio de solicitações (exames a serem realizados) e recebimentos de resultados (dos exames solicitados) de forma automática.
A Uniware tem parceira com a empresa LABLINK de interface de equipamento.
Ainda não possuimos um software próprio de interface com o equipamento, então toda a parte de interface de equipamento, cadastros e configurações de exames interfaceados são por total responsabilidade da lablink. Os passos abaixo de "Ativação Equipamento" é de responsabilidade da Uniware, pois a ativação é feita somente com o usuário e senha de acesso da Uniware no Unilab e a "Configuração Equipamento" é de responsabilidade da LabLink, os técnicos desta empresa são treinados para que saibam configurar os equipamentos, e os exames (a forma de configurar exames é parecida com o laboratório de apoio na forma de informar variáveis dentro dos exames).
Apesar de ser o pessoal da lablink que mexe nesta questão, o suporte Uniware precisa conhece-los bem, caso dê algum problema na interface, para que saibam detectar a inconsistência no cadastro.
Lembrando bem que, se o cliente for data center, a estrutura de interface é montada pelos técnicos do DC da Uniware. Esta documentação é baseada em clientes com Unilab local, porém, o interfaceamento com cliente data-center, a ativação, configurações de exames, equipamentos, e a tela de ativar o auto da interface, é o mesmo independente da forma de acesso do mesmo.
Para a interface com equipamento, é necessário que cliente possua pelo menos uma etiquetadora em seu laboratório, o modelo de etiqueta quando se é utilizado a interface com equipamento, é o modelo 5 - Agrupamento de amostra. Este modelo é o único possível transformar o número de amostra em código de barras. É de responsabilidade da Uniware configurar este modelo de etiqueta para cliente. A documentação de criação de etiqueta está em: Configuração Impressora.
http://www.lablink.com.br/
Central de atendimento: (48) 3035 5192
Índice
Ativação Equipamento
- Acesse o Unilab utilizando o usuário Uniware;
- Vá ao menu Cadastros > Configurações > Resultado;
- No campo Utiliza Interfaceamento com Equipamento marque a opção SIM e depois Confirme;
Configuração Equipamento
- Vá ao menu “Cadastros > Exames > Equipamento” e clique no botão “Inclui”;
- Na parte da inclusão do equipamento quem deve preencher as informações do equipamento (geralmente que preenche as informações é o técnico que está no laboratório para a configuração do equipamento);
- Após preencher todas as informações do equipamento verificar se o checkbox “Ativo” e clicar no botão “Confirma”;
OBS: Se o ambiente do cliente for TS ou nosso Data Center marcar o checkbox Equipamento localizado fisicamente em um posto ou central com acesso remoto e colocar o endereço;
- Exemplo no Data Center para LabLink
\\uniware-db2\rede[código Cliente]$\uniwarew\Equip\Lablink\PED
- Ao confirmar será solicitado uma chave para ativar o Interfaceamento;
Configuração Exames
A configuração dos exames para interface com o equipamento é parecido com a interface com laboratório de apoio.
TODAS AS VARIÁVEIS de interface, quem as possui é a LabLink, pois os mesmos cadastram diretamente as variáveis no sistema do equipamento e as cola dentro dos exames no Unilab. Neste caso então, é indiscutivelmente que as configurações dos mesmos é responsabilidade dos técnicos do equipamento.
Em: "Cadastros > Exames > Exames", será alterado ou cadastrado o exame interfaceado, ao abri-lo, na aba geral, terá o campo de interface com equipamento, neste campo ao pressionar o F2, é possível selecionar o equipamento correto que será interfaceado aquele exame em questão.
Dentro da configuração do exame, é necessário colocar as variáveis de interfaceamento dentro do campo de resultado texto ou numérico.
Se o resultado for do tipo numérico, tem de prestar atenção e configurar corretamente com campos de formato do resultado, máximo, superior, inferior e mínimo.
Observe na configuração deste resultado que o tipo é numérico, ao lado esquerdo é possível colocar a variável do equipamento.
PRESTE BEM ATENÇÃO quando o campo estiver do tipo cálculo, quando estiver em cálculo, não há campo para configuração de variáveis de importação de resultado, neste caso precisaria troca-lo para resultado texto e colocar a variável, sendo assim, o Unilab não fará mais calculo do resultado para aquele campo, pois o equipamento retorna o resultado calculado e pronto para liberação.
Já se for um resultado texto, o tipo tem de ser "LIVRE" e não cadastrado.
Qualquer campo no laudo do Unilab que PODE OU NÃO ser importado algum retorno do equipamento precisa ser marcado para não imprimir. Seria o caso de alguma observação para um determinado resultado, pode ser que algum paciente tenha uma observação para aquele exame a ser importado do equipamento para o Unilab, mas pode ser também que não tenha observação nenhuma. Marcando a linha para não imprimir o Unilab ignora a variável que está configurada no mesmo caso não tenha retorno algum para o mesmo e não sai impresso no laudo a descrição "Observação" com o campo vazio, ele não sai na impressão se não tiver nada importado. Já se tiver algum retorno para aquela variável, o Unilab importa no campo onde ela está configurada e marca automaticamente o campo para imprimir, saindo assim no laudo a informação que o equipamento enviou para aquele exame.
Para configurar dentro do exame um campo previamente para não imprimir, é necessário alterar o exame, ir na aba de configuração, selecionar a seção e ao lado esquerdo da seção, marcado de azul deve-se clicar com o botão direito e selecionar a opção propriedades, como mostra a imagem abaixo.
Dentro da propriedades do exame terá a opção de "Imprimir esta linha", deve-se desmarca-la e o campo ficará em cinza indicando que está marcado para não imprimir.
Apresentação da tela de Envio/Recebimento de lote
Para gerar os lotes de Interfaceamento com equipamento, no menu principal do sistema clicar em Movimentação>Interfaceamento>Equipamento. A tela Interfaceamento com Equipamento será aberta.
Botões Específicos para Interfaceamento
- - Permite a geração automática dos arquivos de Interfaceamento. É necessário eleger uma máquina específica como responsável para este procedimento, pois pode ficar aberto a tela de interface em somente uma máquina.
- - Permite abrir o Preview de impressão do relatório dos pedidos e exames que constam no lote de envio selecionado.
- - Permite abrir o Preview de impressão do relatório dos pedidos e exames que constam no lote de retorno selecionado.
Pesquisa
Permite fazer uma busca entre os arquivos de lote gerados.
Selecionar a coluna para determinar a ordem de busca que pode ser por: Código, Equip., Nome do Equipamento, Data de Geração do Lote, Data da Geração Arquivos.
Para localizar de acordo com a coluna determinada, basta clicar em cima da palavra titulo da coluna até que ela fique em destaque (na cor azul).
Na imagem abaixo, temos o exemplo de uma busca feita pelo Nome do Equipamento. Para localizar pelo nome do equipamento foi necessário clicar em cima da palavra Nome do equipamento até que ela ficasse em destaque (na cor Azul).
Seleção de Equipamento Interfaceado
Gride dos Lotes Gerados [PED]
Código: Mostra o código do lote gerado;
Equip: Mostra o código do equipamento no Unilab;
Nome do Equipamento: Mostra o nome do equipamento;
Dt. Geração do Lote: Data em que o lote foi criado;
Dt. Geração Arquivos: Data em que foi gerado o arquivo para envio das solicitações para o equipamento;
Origem: Mostra a origem do lote gerado. Se o arquivo de lote foi gerado em qualquer computador da central este campo ficará vazio. Se foi gerado através de um acesso por Terminal Service ou de um posto de coleta esta informação ficará visível.
Gride dos Lotes Importados [RES]
Código: Mostra o código do lote importado;
Dt. importação: Mostra a data que foi feita a importação dos resultados do lote;
Origem: Mostra a origem do lote gerado. Se o arquivo de lote foi gerado em qualquer computador da central este campo ficará vazio. Se foi gerado através de um acesso por Terminal Service ou de um posto de coleta, esta informação ficará visível.
Os lotes importados entrarão no sistema com o Status de Liberados e serão marcados na Rastreabilidade como Digitados e Liberados pelo usuário que fez a importação, desde que este usuário exista no Cadastro de Usuários do Unilab.
Como a liberação dos resultados é feita linha a linha para equipamentos interfaceados, será considerado o usuário que fez a liberação da primeira linha de resultados.
Se for uma importação parcial, será considerado o usuário que fez a liberação da última linha de resultado.
Rotina de Execução
Todo exame cadastrado precisa ter uma rotina de Execução, por padrão o sistema traz todos os exames com a Rotina 001 - DIÁRIA (única Rotina específica padrão), onde indica que o exame é feito todos os dias da semana. (de Segunda a Segunda).
Caso o laboratório utilize uma rotina de execução de cada exame, as rotinas precisam ser cadastradas de acordo com a forma de cada laboratório.
Selecionar a Rotina desejada para gerar os lotes de Interfaceamento por Equipamento.
Como padrão do sistema, uma rotina está pré cadastrada e é exigida no cadastro do exame, a DIÁRIA.
001 - DIÁRIA: A Rotina diária é a única rotina específica padrão do sistema. Com ela selecionada no Interfaceamento com Equipamento, serão gerados lotes para aqueles exames que estão configurados com a rotina diária.
Observação: Caso cliente utilize rotina de execução, deve cadastra-las em: "Cadastros > Exames> Rotina de execução".
O equipamento realizara a varredura referente a rotina selecionada até que a mesma seja alterada.
Incluindo um lote de envio para interfaceamento
O sistema Unilab permite gerar os lotes para equipamento Interfaceado de duas maneiras:
• Manual: No processo manual, o usuário poderá gerar o lote e o arquivo para o equipamento a partir de qualquer terminal.
• Automático: No processo automático, um terminal será eleito para a geração dos lotes automaticamente. Geralmente é o terminal que está conectado com o equipamento Interfaceado.
Manual
Para incluir um lote de pedidos e exames para envio ao equipamento Interfaceado, primeiramente selecionar um equipamento específico. Como padrão, o sistema marca a opção "Todos" para gerar o lote para todos os equipamentos.
Clicar no botão Inclui ou pressionar [F5]. Juntamente com o lote será gerado o arquivo para o equipamento.
O lote será criado e o Preview do relatório dos pedidos interfaceados será mostrado.
UTexto em negritotilizar umas das opções de impressão do Preview se desejado.
O Unilab voltará a tela de Interfaceamento com Equipamento e o lote criado será mostrado no gride.
Automático
Para gerar os lotes e arquivos dos pedidos de exames automaticamente no Unilab, na tela de Interfaceamento com Equipamentos clicar no botão Auto. A tela Intervalo para geração de lotes será aberta.
Informar o intervalo desejado para que o sistema verifique se existe algum exame a ser incluído em um lote para o equipamento Interfaceado.
Este processo será realizado em apenas um computador, normalmente o que estiver sendo utilizado pelo próprio equipamento Interfaceado.
Neste processo o sistema não mostra o relatório do lote como no processo manual. Se desejar imprimir um relatório do lote, selecionar o lote e clicar no botão Imp. Envio.
Regerando Arquivo de Lote
Para gerar novamente o arquivo de um lote para o equipamento Interfaceado, na tela de Interfaceamento com Equipamento, selecionar o lote desejado e clicar no botão Gerar Arq.
O arquivo será gerado e a coluna Dt. Geração Arquivos será atualizada com a nova data.
Recebendo resultados de equipamentos interfaceados
O sistema Unilab possibilita realizar a importação dos resultados dos exames gerados pelo equipamento para os laudos dos pacientes.
Para receber os resultados dos exames direto no Unilab, na tela de Interfaceamento com Equipamentos clicar no botão Retorno.
Este procedimento pode ser feito através de qualquer terminal com Unilab.
O sistema importará automaticamente todos os arquivos de retorno disponíveis e um relatório com os dados de retorno importados será mostrado.
NOTA: Caso alguma configuração de exame ou qualquer informação esteja faltando, que impossibilite a importação dos resultados do equipamento, no relatório serão mostrados os erros e informações que precisam ser ajustadas.
Excluindo lotes interfaceados com equipamento
Será permitida apenas a exclusão de lotes cujos exames ainda não possuem retorno importado para o Unilab.
Ao excluir um lote, todo os exames que faziam parte deste lote serão incluídos no próximo lote criado.
Para excluir um lote, na tela de Interfaceamento com Equipamento, localizar o lote desejado e clicar no botão Excluir ou pressionar [F7].
Uma mensagem de alerta será mostrada.
Confirmar a exclusão clicando no botão "Sim", para cancelar o procedimento clicar no botão "Não".
Ao confirmar o sistema voltará a tela de Interfaceamento com Equipamento.
Problemas Frequentes
A tela de interface com equipamento pode ficar aberta em somente uma máquina, não pode estar aberta em duas ou mais. Um problema muito frequente relacionado é isto é quando cliente abre a interface de uma máquina e esquece de fechar e tenta abrir em outro, ou ele abriu a interface da primeira máquina, mas quando tentou abrir em outra, deu a seguinte mensagem de erro:
É necessário neste caso acessar ao Unilab do cliente com usuário e senha UNIWARE, ir em: "Outros > Manutenção". Na aba 4 terão duas opções referentes ao auto do equipamento, como mostra a imagem abaixo, é necessário clicar nelas.
Após feito isto, feche o Unilab, peça para cliente entrar novamente e testar.
Caso ocorra o erro: A data da última operação no CTR é posterior a data atual(DAC)!
Tem que ser resetado o certificado do equipamento. Porém ao realizar esta operação pode gerar outro erro, ao acessar o unicomunicador pode apresentar: Ja existe uma operação aberta em outra estação (porem não passa o nome da estação e não se encontra aberto em lugar nenhum);
Neste caso tem que se reiniciar o serviço de certificado!
Caso ocorra o erro: " não é um valor inteiro válido
Tem que acessar o unicomunicador com usuário Uniware, verificar o caminho de Pedidos e de Resultados, e colocar os arquivos dessas 2 pastas em uma pasta old;